terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Teologia e Ciência da Religião

                  Muito embora sejam claras as distinções entre esses dois campos do conhecimento moderno, pois o cientista religioso preocupa-se com o fenômeno religioso em si durante a história e em culturas específicas, o teólogo foca sua atenção no saber produzido por estes fenômenos; o religioso é fruto das experiências vividas, ou seja, baseado em percepções empíricas, já o teólogo organiza sistematicamente fundado no racional seus conceitos e idéias. No entanto, com diz Polanyi: “O observador nunca é neutro; ele tem sempre um sistema de referências, ele tem pressupostos pelos quais sustenta as coisas que descobre.”¹  O teólogo e o cientista religioso têm como “massa” de observação o mesmo material, ou seja, o fenômeno religioso. Como diz Pierre Gisel, tanto a teologia como a ciência da religião “se debruçam sobre a dimensão positiva ou empírica da religião, sobre as crenças, doutrinas ou Igrejas.” Cada uma das ciências, embora, tenham os seus objetivos pré-estabelecidos, entretanto, como herança da Idade Moderna, nenhuma ciência é isolada no mundo científico, dependendo direta ou indiretamente de outros campos do conhecimento, é o que ocorre primordialmente entre essas duas disciplinas. Elas estão intimamente ligadas ao fenômeno religioso! Fenômenos estes, que estão presentes desde as primeiras civilizações antigas. O ser humano sempre teve uma atração grandiosa pelo “mysteriun”, pelo metafísico. Ambas as ciências observam e analisam este fenômeno, porém, enquanto a ciência da religião descreve o fato, a teologia organiza o conhecimento produzido por ele.
                A função da teologia no mundo hodierno é fazer com que a revelação produzida no passado, mantenha continuidade na sociedade de hoje. É fazer com que o conhecimento produzido sobre Deus tenha significado e importância para os indivíduos na atualidade. Para isso, ela se utiliza da hermenêutica, que traduz as verdades antigas de Deus para a atualidade. A teologia não se preocupa apenas com a produção do conhecimento na história, mas principalmente, de como esse conhecimento pode ser atualizado para o homem de agora. Com aquilo que chamamos no magistério de “interdisciplinaridade”, a teologia se utilizando de todo o conhecimento produzido pelos outros campos do conhecimento, procura utilizar-se de todas essas “revelações” para impingir fortalecimento na fé do homem e esclarecê-lo de seu lugar na história e no universo. Imaginando-se “senhora” de toda a verdade, achando-se auto-suficiente em toda a verdade, a teologia cairá nos mesmos erros cometidos na Idade Média e não cumprirá o seu papel dentro da sociedade atual, que é produzir um conhecimento estruturado e sistemático da VERDADE.
                Alguns negam a teologia o status de ciência, argumentando que o seu material de análise é de cunho subjetivo que sua análise é maculada por ser o teólogo desprovido de imparcialidade, visto que o mesmo, em geral, é sempre um religioso a serviço de um segmento religioso qualquer. No entanto, como já foi citado acima, o observador nunca é neutro, mas isso não significa que ele não poderá chegar às suas conclusões e, segundo os próprios critérios científicos dos séculos XVII e XVIII, como relata a professor Gilberto Cotrim: “Ciência é todo o campo do conhecimento que possua objeto de análise e métodos próprios para efeitos conclusivos.”² A teologia possui métodos conclusivos próprios, como por exemplo, o emprego da hermenêutica, da exegese bíblica, etc., objeto definido que é a revelação dentro da história e uma premissa conclusiva organizada e sistematizada.
_______________________________________________________________   
¹  SCHAEFER, Francis A. O Deus que se revela. São Paulo, Editora Cultura Cristã, 2002.  
² COTRIM, G. Fundamentos da Filosofia. São Paulo, Saraiva, 1995.               

Um comentário:

  1. O texto nos esclarece a diferença entre a Teologia e a Ciência da Religião. A Ciência da Religião analisa o fenômeno religioso sob o ponto de vista da experiência que o mesmo produz, e seu contexto real, onde ocorreu, quando ocorreu, em que condições, as personagens envolvidas, o cenário, etc. A Teologia analisa o mesmo fenômeno, porém sob o ponto de vista do que ele pode trazer de ensinamento para a atualidade, as revelações, a interpretação dos textos para fortalecimento da fé do homem.
    Na minha modesta opinião, a Ciência da Religião apoia a Teologia, pelo fato de dar suporte a interpretação e ao entendimento de alguns fatos descritos na Bíblia. E ambas as ciências são fundamentais para todos que desejam um conhecimento mais aprofundado dos fatos e acontecimentos revelados na Palavra de Deus para que possa de maneira mais clara transmitir o conhecimento adquirido a outras pessoas.
    Posso estar errado mas, de forma bem resumida, acho que tanto uma como outra são formas de inserir o ensino religioso no mundo acadêmico, mas a verdadeira revelação da Palavra de Deus nos é dada pelo Espírito Santo.

    ResponderExcluir