quarta-feira, 13 de abril de 2011

A chave da hermenêutica é Cristo

27 comentários:

  1. O vídeo postado é extremamente interessante. Se entendemos Jesus Cristo como o caminho; a verdade e a vida, entendemos que a palavra de Deus está depositada na Bíblia. É fato que os evangelhos fazem toda a diferença, e que muitas coisas registradas no A.T. caíram em obsolescência, porém não podemos desvalorizar o A.T. até porque foi o próprio Jesus que afirmou "Vocês estudam cuidadosamente as Escrituras, porque pensam que nelas vocês têm a vida eterna. E são as Escrituras que testemunham a meu respeito" (João 5:39).
    Douglas Milani

    ResponderExcluir
  2. O vídeo postado é extremamente interessante. Se entendemos Jesus Cristo como o caminho; a verdade e a vida, entendemos que a palavra de Deus está depositada na Bíblia. É fato que os evangelhos fazem toda a diferença, e que muitas coisas registradas no A.T. caíram em obsolescência, porém não podemos desvalorizar o A.T. até porque foi o próprio Jesus que afirmou "Vocês estudam cuidadosamente as Escrituras, porque pensam que nelas vocês têm a vida eterna. E são as Escrituras que testemunham a meu respeito" (João 5:39).
    Douglas Milani

    ResponderExcluir
  3. A mensagem do Caio Fábio é muito clara quando diz que ficam em Jesus todas as interpretações do AT e, que até então o NT é o reflexo do VT que se resume em Jesus. Já é também sabido por nós que todas as ordenanças e sacrifícios instituídos lá no AT foram concretizados em JESUS, logo, toda chave de interpretação está em JESUS. O que me deixou pensativo foi quando disse que a bíblia é um livro humano, não sei em qual sentido ele quis expressar esta "contraditória" idéia, ora se a bíblia é de inspiração divina e todos os livros levam até a chave da hermenêutica que é Cristo, como explicar dizer que alguns livros só fazem referências a personagens pivôtais, se toda história na bíblia falam ou denotam a história do povo de onde viria o remidor? como entenderíamos de onde Cristo veio, por que ele veio, qual sua descendência? se não estivesse escrito na Palavra de Deus? Se a bíblia possui erros quanto alguns aspectos como ele disse não temos dúvida, o que importa é que nossa fé independente dos tais "erros" esteja posta no Senhor Jesus pois ele mesmo disse: "bem aventurados os que não viram e creram".

    ResponderExcluir
  4. O vídeo postado é extremamente interessante. Se entendemos Jesus Cristo como o caminho; a verdade e a vida, entendemos que a palavra de Deus está depositada na Bíblia. É fato que os evangelhos fazem toda a diferença, e que muitas coisas registradas no A.T. caíram em obsolescência, porém não podemos desvalorizar o A.T. até porque foi o próprio Jesus que afirmou "Vocês estudam cuidadosamente as Escrituras, porque pensam que nelas vocês têm a vida eterna. E são as Escrituras que testemunham a meu respeito" (João 5:39).
    Douglas Milani

    ResponderExcluir
  5. Como explica Caio Fábio, a bíblia não é o livro de Deus. Digo que a bíblia é o livro por Deus pelos homens e para os homens. Visto que Deus não precisa de livros, pois nEle há a essência da sabedoria sendo Ele onisciente. Visualizamos através do versículo: “Toda Escritura divinamente inspirada é proveitosa para ensinar, para repreender, para corrigir, para instruir em justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente preparado para toda boa obra...” (II TM. 3: 16 e 17) que a bíblia contém todas as coisas que Deus, por sua vontade peremptória e permissiva, revelou aos homens. Deixando as coisas não reveladas para si, por este motivo, como diz o entrevistado, a bíblia é um livro possível para os homens.
    Quando entendemos que o AT aponta para Jesus, podemos fazer um paralelo com o capítulo primeiro do evangelho de João, que diz que o verbo se fez carne. Sabemos que não permanece o sentido de uma frase quando retiramos dela o verbo, da mesma sorte não permanece o sentido da bíblia sem a aliança restauradora de Deus, que é Cristo, profetizado e muito referenciado no AT. Deus continuou a inspirar a escritura do NT, através da aliança que se manifestou em palavras, em carne e que se consumou na obra redentora.
    O grande milagre da Bíblia, entendemos de Deus, citado por Caio Fábio é “carregar um conteúdo divino na relatividade de um livro preso ao tempo e espaço...”, podemos explicar este acontecimento através do conteúdo divino deste livro, que diz: “Passará o céu e a terra, mas as minhas palavras não passarão.” (MC 13.31). Sendo Jesus a palavra de Deus e o verbo da bíblia, o escrito da história de uma aliança com os homens que é Cristo, e de como manter esta aliança através de uma relação com ela, entenderemos que mesmo que não haja mais folhas escritas, Jesus é a palavra de Deus que não passará e a bíblia o escrito da aliança eterna de um Deus eterno que não passará em nossas vidas eternas com Jesus.
    Todos precisamos de Jesus e de seu sacrifício. Não há melhor maneira de se relacionar com Ele do que entender toda a escritura, a história da aliança de Deus com os homens, um verbo sem o qual não há sentido: Jesus!

    ResponderExcluir
  6. Gosto quando o pastor Caio Fábio enfatiza Jesus Cristo como o único caminho e a concretização do AT e do NT, me faz lembrar quando o apóstolo Paulo diz que o fim da lei é Cristo. Mas não podemos descartar a importância das antigas escrituras. Elas nos ajuda a conhecer a Deus, suas vontades e seus propósitos. Toda a bíblia é imprescindível para conhecer a Deus e ajudar a guiar a vida do crente. Ass Micheli

    24 de abril de 2011 08:55

    ResponderExcluir
  7. Existe alguns pontos na explanação de Caio Fábio que concordo, e outros que discordo. Concordo quando ele diz que Jesus é a chave da hermenêutica. Jesus é a ligação, ponte entre o A.T e o N.T. Se fizermos uma análise do texto, uma interpretação, usando Jesus como a chave,tudo fica mais claro. Quando o hermeneuta faz uma análise do texto sem usar Cristo como chave mestra, a hermenêutica passa a ser uma ferramenta cientifica, como outra qualquer.
    Caio Fábio é um homem inteligentíssimo, mais não concordo com sua colocação dizendo que o cristianismo nunca teve Jesus como chave da hermenêutica. Não podemos generalizar, pois, existiram épocas,homens que fizeram uma interpretação correta, tendo Cristo como foco. A hermenêutica é usada hoje em dia por alguns segmentos como por exemplo o direito. Mais não podemos esquecer que ela nasceu no arraia cristão, com isso, temos que sempre interpretar os textos usando Jesus como parâmetro.
    Ass.. Alessandro Machado

    ResponderExcluir
  8. Parabéns Douglas e Alessandro. Vocês estão adquirindo o conhecimento.

    ResponderExcluir
  9. Realmente analisando pelo ponto de vista do Pr. Caio Fábio, Jesus Cristo é citado em toda a Bíblia. Se interpretarmos os textos baseando Jesus Cristo como centro destes textos, o seu entendimento se torna simples. Alguns Exemplos de Jesus Cristo no AT, são: em Êxodo Jesus era simbolizado como o Cordeiro Pascal, já nos reportando para o sacríficio do Cordeiro (Jesus) na cruz. Outro Exemplo é em Gênesis como a Semente da Mulher, o qual esmagaria a cabeça da serpente.

    Realmente Jesus como a chave da hermeneutica, entendemos que no AT, Ele era a sombra do que viria a se concretizar no NT. Jesus é o Centro da Bíblia, isso nós não podemos ter nem sombra de súvidas. O mesmo Jesus afirma isso ao mencionar que as ESCRITURAS (AT) testificam ao seu respeito: "As escrituras são elas mesma que testificam de mim" (Jo 5:39).

    Jesus Cristo é o tema e o conteúdo da Bíblia, o qual por outro lado, a Bíblia é a Expressão e a Explicação de Jesus Cristo. Não podemos simplesmente descartar o AT.

    Quanto a Questão de que a Bíblia tem erros grosseiros, temos que entender que foram escritas por homens e repassadas de geração a geração. Uma frase dita pelo Prof. Pr. Sandoval e que nunca esqueci foi: NÃO SABEMOS TUDO SOBRE DEUS, NO ENTANTO, SABEMOS O SUFICIENTE PARA QUE POSSAMOS SER SALVOS. Portanto; as escrituras podem até conter erros, mas na sua essência, tem a chave para que possamos ser salvos....

    **** Aproxime-se de Deus, Leia a Bíblia! ****

    Almir Amaral
    2º Ano - 1º Período

    ResponderExcluir
  10. Com todo o respeito ao Dr Caio Fabio D´Araujo Filho, cuja inteligencia e capacidade argumentativa não ouso questionar, fico pensativo sobre algumas posições apresentadas por ele. Concordo que Jesus é chave interpretativa da Bíblia e sem sombras de duvida, toda a bíblia está "impregnada" da sua existência, porém não vejo coerência em pontos salientados pelo citado doutor, quando afirma que por existir falhas literárias e genealógicas, a bíblia como escritura não mereça credibilidade como palavra de Deus. Não concordo quando Caio Fabio diz que a bíblia é um livro meramente humano, discordo também quando torna praticamente nulos todos os homens que doaram suas vidas para nos apresentar a uma correta e coerente interpretação da bíblia.
    Embora saibamos que a bíblia contém falhas interpretativas ou genealogias incompletas, ela não perde sua condição de infalibilidade nem tampouco deixa a inerrante palavra de Deus. E se a Palavra testifica daquele que é o verbo encarnado, o próprio Cristo, é digna de todo o reconhecimento e de toda a aceitação.

    Izaac Brito - 2º Ano.

    ResponderExcluir
  11. O tema central da palavra de Deus (Bíblia) é Cristo, todo A.T trata da preparação do mundo para vinda de Cristo. Quando nós analisamos os textos bíblicos usando Jesus como centro, tudo fica mais fácil. Concordo com o Dr. Caio Fabio no ponto em que a Religião pode ser muito tendenciosa, o A.T. vai ajudar a compreensão do N.T quando nós não somos instruídos pela religião, mas sim quando aprendemos a ler e examinar sem nenhuma influencia religiosa.
    Quando o Dr. Caio ressalta a inerrância da Bíblia. Isso nos faz pensar. Mas eu não posso concordar que a Bíblia é um livro meramente humano. Embora a Bíblia contenha falhas, isso não pode perder a sua credibilidade divina. Será que somos salvos por acreditar na inspiração e inerrância da bíblia? Não. Pois somos salvos por acreditar em Jesus Cristo como salvador. É isso que importa!

    Joab Rodrigues / 3º período

    ResponderExcluir
  12. Analisando os relatos do Pr Caio Fabio concordo que Jeus Cristo e a principal chave da hermenêutica , é que e citado inúmeras vezes nas escrituras sagradas, se focarmos Jesus como tema central de todoa a bíblia o entendimento fica bem mais claro e obejtivo, pois no AT ele era apenas uma promessa e no NT ele e o cumprimento dessas promessas.

    Bíblia é a própria explicação sobre a vida e ensinamentos de Jesus, mais quanto ao fato dela conter erros sabemos que foi escrita por homens e pode até ser que tem erros mais uma coisa e certa ela e uns dos principais caminhos que nós levam a pessoa de Jesus Cristo e caminho para salvação e continua sendo um livro sagrado e não podemos descartar nenhum dos fatos contidos nela.
    MARCELO ANDERSON
    2º ANO CEFORTE CASCADURA

    ResponderExcluir
  13. A PAZ DO SENHOR, BOM VÍDEO E BASTANTE INSTRUTIVO; GOSTO MUITO DO QUE ESTÁ ESCRITO EM COLOSSENSSES 2:2,3 QUE DIZ "EM CRISTO ESTÃO ESCONDIDOS TODOS OS TESOUROS DO CONHECIMENTO E DA SABEDORIA", SIGNIFICA QUE, TUDO O QUE ENTENDEMOS TANTO NO A.T COMO NO N.T,FORAM E SÃO REVELADOS POR ELE, ATRAVÉS DO SEU ESPÍRITO SANTO; INFELISMENTE, MUITOS ESTÃO SE PERDENDO TENTANDO INTERPLETAR A BÍBLIA COM SUA "VÃ FILOSOFIA HUMANA" E LEVANDO MUITOS INCAUTOS COM SUA DOUTRINA, E POR ISSO, COMO DISSE CAIO FABIO, ESTAS MUITAS IGREJAS ESPALHADAS PELO MUNDO. CERTA VEZ ALGUÉM FALOU, E HÁ UM FUNDO DE VERDADE, QUE A BÍBLIA É A MÃE DE MUITAS HERESIAS, COMO O MORMONÍSMO, GEOVISMO E OUTROS QUE TIRARAM DA BÍBLIA SUAS HERESIAS. A VERDADE É: TEMOS QUE OLHAR PARA O CORDEIRO DE DEUS, PORQUE SÓ ELE QUE PODE SALVAR. ELIAS LINO DUARTE

    ResponderExcluir
  14. De acordo com os argumentos assim colocados pelo Doutor Caio Fábio eu concordo que Jesus é a chave interpretativa de toda Bíblia,pois suas promessas de existência se dá desde o A.T assim completando o N.T com o cumprimento dessas promessas.Não concordo quando o Dr Caio Fábio expõe suas idéias referentes ao Cristianismo como nunca teve Jesus como chave da hermenêutica, pois, para mim foi a Luz para os homens interpretar sim, o que aconteceu é que muitos desses homens conseguiram desenvolver muito bem a hermenêutica e outros não, mas não podemos generalizar e dizer que a Bíblia contém erros, pois é a Palavra que vai levar a salvação.

    Att Luciano Gomes da Silva
    2º ano Ceforte Cascadura

    ResponderExcluir
  15. 1. O vídeo e muito interessante, pois se colocarmos Jesus Cristo como centro da Bíblia passaremos a entender melhor as palavras de Deus, pois no At testamento mostrar para nós que Jesus Cristo era apenas uma promessa mais nos dias hoje de atuais ele passou a ser o cumprimento das promessas mais quanto ao fato da |Bíblia conter erros não concordo, ainda que seja a visão de alguns teólogos, pois p mim ela continua sendo a palavra da verdade a unia e verdadeira, pois tudo passa menos as palavras deste livro sagrado, pois todas elas se cumprirão e já estão se cumprindo.
    Alexandre Franca 2º ano

    ResponderExcluir
  16. Ao assistir este interessante vídeo, percebo que Jesus é verdadeiramente a chave da Hermenêutica, ou seja, a chave para a interpretação e compreensão das escrituras. Concordo com Caio Fábio quando afirma que a bíblia não é inerrante em sua: literatura, cronologia, genealogia etc. Porem apesar de seus erros ela é suficiente para a salvação do homem. Discordo quando ele afirma que a bíblia é um livro humano e não de Deus, ela é sim um livro divino produzida com a participação do homem, pois somemte Deus com sua sabedoria poderia inspirar homens em tempos e culturas diferentes a escreverem tendo uma mesma linha de raciocinio, gerando um sincronismo nas escrituras, apontando para o surgimento do Messias, aquele que seria o cumpridor de todo o Antigo Testamento, pois o fim da Lei é Cristo! Contudo não devemos desvalorizar os ensinamentos do Antigo Testamentos. Como diz João, no princípio Ele era o verbo, a própria Palavra de Deus revelada ao homem... André Luis Costa da Silva-3ºperíodo-Ceforte.

    ResponderExcluir
  17. Como o tema "hermenêutica" é um dos principais temas do vídeo, partimos do princípio de que uma boa análise e compreensão literária somente são feitas quando observamos se um texto ou fato é consequência de outro. Quando o Dr Caio Fabio relata que o N.T norteia nossa mente para o entendimento do A.T, ele é coerente, pois o N.T esclarece alguns "mistérios" que o A.T deixa no "ar".
    É complicado analisar o vídeo olhando somente o lado espiritual, pois deixamos de analisar de forma imparcial. A Bíblia é nossa regra de fé? Sim. Acreditamos que é inspirada por Deus? Com certeza. Porém, como o homem faz parte desse processo de criação da Escritura, não é absurdo pensar que a mesma contenha falhas. O que discordo do Dr Caio Fabio é que esses erros presentes no texto bíblico não tiram sua credibilidade e suficiência para atingir a raça humana com um plano de salvação perfeito.
    Por mais que estudemos a Bíblia e sua formação, e observemos fatos contraditórios no nosso campo intelectual, jamais devemos deixar nossa fé duvidar dos propósitos que Deus tem para nossas vidas. Estudar não é deixar crer, é buscar conhecimento para estarmos "sempre prontos para responder a cada um a razão da nossa fé.” 1 Pedro 3.15

    Bianca - 3º período CEFORTE Cascadura

    ResponderExcluir
  18. Ao ter assistido o filme o qual tem como tema principal a Hermenêutica, o qual é a principal ferramenta para uma correta interpretação dos livros sagrados. E ao analisar as afirmações de Caio Fábio , concordando com as suas declarações referentes a bíblia, mesmo está possuindo erros devido aos anos o qual seus textos foram sendo traduzidos, de que está é e sempre será satisfatória para a salvação do ser humano. E graças a esta aliada para os estudantes do Canon Sagrado, muitas passagens encontradas no Novo Testamento são compreendidas ao analisarmos o Antigo Testamento e vice-versa. Mesmo este livro sendo escrito por homens, que não são seres perfeitos, suas palavras e passagens serão sim expiradas pelo nosso Senhor, pois através da sua vontade que cada texto foi produzido e até nos dias atuais, utilizando a hermenêutica, encaixamos suas passagens escritas a mais de dois mil anos para nossas vidas em pleno século vinte e um. Vinícius Lamego – 3º Período Ceforte

    ResponderExcluir
  19. Entendo que Jesus Cristo é o centro da Bíblia, vendo no antigo testamentoba preparação para a sua chegada, e isto é claro em vários textos, onde profetas se levantam para proclamar essa verdade. Sendo assim no Novo Testamento vemos o cumprimento destas profecias, através do seu nascimento, morte e ressurreição. Não concordei com a tese de que a Bíblia seje um livro humano, ficou um pouco vago essa afirmativa. Acredito sim que homens inspirados por Deus o escrevera, homens que erram em seus pensamentos, emoções e escritas, encontrando assim muitas falhas. Mas uma coisa não podemos negar, é muito clara a essência e cumprimentos divinos que nos mostra o caminho a seguir, que é Jesus cristo. Respeito muito seus pensamentos e idealizações, mas não cooncordo com algumas afirmações, vejo que ele foi muito feliz ao afirmar que Jesus Cristo é a principal chave da Hermenêutica.

    Bruno Assis - 3º Período CEFORTE

    ResponderExcluir
  20. Quanto ao questionamento do entrevistador sobre a possível dificuldade de compreensão do texto do N.T. provocada pelo A.T. concordo com o PR Caio Fabio em sua resposta. De fato o A.T. auxiliará o entendimento do N.T., porém é um texto repleto de simbolismos que representam o Cristo Messiânico. É vital que o Cristianismo se utilize de uma hermenêutica comprometida com uma "Visão Cristocêntrica", onde os princípios espirituais (Alegoriais) não sejam suprimidos pelos aspéctos interpretativos "filosóficos aristotélicos" (Base Científica). A Bíblia é a Palavra de Deus para os homens, e não a palavra do homem para o homem. Os erros encontrados no texto não invalidam sua inspiração divina. Ela é a base de toda a nossa fé e prática (II Tm. 3.16). Se olharmos a história veremos várias tentativas "diabólicas" de corroer a fé na inspiração, na infabilidade, na divindade de Cristo e na sua autoridade. Diversas versões baseadas em fontes não fidedignas surgiram para enfraquecer as "Doutrinas Cardeais", Tais como, por exemplo o "Texto Crítico" (Wescott e Hort - 1881). Entendo que para um entendimento mais fiel ao texto Sagrado a "Chave Hermenêutica" de fato é Jesus Cristo, mas é preciso que todos que professam a sua fé através do Cristianismo sejam criteriosos, especialmente nos tempos atuais, quanto as suas fontes de interpretação do referido texto, para não incorrer em erros que configurem a apostasia da fé.
    Lucinei S. Rufino - 3° Período CEFORTE

    ResponderExcluir
  21. Deste vídeo podemos extrair um ótimo aprendizado: Que JESUS CRISTO é a principal ferramenta da HERMENÊUTICA. Ainda que a ciência, a arqueologia e tantas outras formas de se pesquisar e tentar entender a Bíblia contribum para a finalidade que estão propostas, por si só não conseguem. É necessário algo a mais. Não é possível estudar as escrituras a fim de tentarmos acreditar que Cristo é o Messias. Precisamos ter fé no cordeiro de Deus, pois dessa forma vamos compreender toda a Sua Palavra, em especial o A.T.
    RAPHAEL RIBEIRO AZEVEDO – 3º PERÍODO - CEFORTE

    ResponderExcluir
  22. Não há sombra dúvidas que o cerne da bíblia seja Jesus Cristo, Deus vivo. Entretanto, não consigo concordar com tudo o que o Dr. Caio Fábio coloca, como por exemplo, que a bíblia não é inerrante.
    Mais do que um livro, a bíblia é a palavra de Deus que, segundo o Dr. Caio Fábio, seria Jesus Cristo a palavra de Deus, neste sentido, por ser o que é e pelo que representa, tem a bíblia um destaque muito grande em nossa profissão de fé.
    É sabido que muito do que consta no AT foi revogado em Jesus Cristo, entretanto, conhecer o passado nos ajuda a ver o quão maravilhoso é o Nosso Deus, que tudo pode, tudo vê.
    Enfim, estudar demais pode nos levar a conclusões que parecem tão lógicas, mas que não convencem muitos, como o próprio Dr. Caio Fábio coloca em sua entrevista.

    Georg Monegalha
    CEFORTE/RJ 2º ANO

    ResponderExcluir
  23. Analisando o vídeo do Pr. Caio Fábio, observa-se que ele apresenta alguns erros literários e genealógicos, explicando que a bíblia é um livro escrito por homens, por isso contem erros, porem inerrante é a palavra de Deus, que é Cristo, e esta não possui erros.
    De fato o texto deve ser interpretado tomando-se Jesus como sendo a chave hermenêutica e o espirito Santo como interprete, nos auxiliando na compreensão da mensagem que Deus tem para nós.

    Ronaldo Sousa
    2º Ano Ceforte Cascadura

    ResponderExcluir
  24. O link informa que é um vídeo privado... então, achei outro post com a mesma intrevista

    http://www.youtube.com/watch?v=tFhlf0X1PQE

    ResponderExcluir
  25. CAROLINA GUIZO.
    2 ANO.

    O vídeo mostra, por meio de Caio Fábio que somente em Jesus é possível se realizar uma boa, sensata hermenêutica; contudo da mesma maneira em que ele ressalta esta verdade, o mesmo enfatiza que a Bíblia é um livro de homens, e não de Deus e que possui inúmeras contradições cronológicas, genealógicas.
    Caio Fábio vem discorrendo também que a Bíblia é um livro que possui um texto que são as Escrituras, e que indica a Palavra de Deus que é Jesus, e o leitor que tem Jesus como a Palavra de Deus certamente entendera as Escrituras!!!

    ResponderExcluir
  26. Danilo Alves.

    2 ano.

    A proposição de Caio Fábio neste vídeo é relevante no que tange a interpretação as Escrituras tendo Jesus como chave. Se assim o fizermos, nossa compreensão do Propósito Eterno de Deus e de Sua vontade Soberana para o homem será mais clara. No entanto, a enfática distinção entre Bíblia e Palavra de Deus que ele faz deve ser considerada aleivosa, visto que fere a Doutrina da Inerrância Bíblica e compromete o absolutismo das Escrituras. À inerrância Bíblica não me refiro às cópias de cópias que temos em mãos hoje, mas, aos autógrafos. Como bem asseverou o Dr. Augustus Nicodemus: "A ausência dos autógrafos não torna a inerrância bíblica irrelevante, como dizem os liberais. se não temos os autógrafos para provar que são isentos de erros, eles também não os tem para provar o oposto. Lembro que o ônus da prova é deles."

    ResponderExcluir