segunda-feira, 11 de abril de 2011

EPÍSTOLA AOS HEBREUS

5 comentários:

  1. Mesmo sendo um conceituado Teólogo, DrºShedd não nos conta nenhuma novidade sobre a carta aos Hebreus, continuará sempre uma incógnita a autoria desta carta,inclusive nos deixa a vontade para perguntarmos a cerca do autor quando chegarmos no céu rsrs, diz que Paulo nunca poderia ter sido candidato a esta autoria, pelo fato da carta não ter perfl ou ser de estilo paulina e tbm pelo fato do autor não admitir ter visto a Jesus, fato que cairia em contradição com Paulo que viu a Jesus.(Hb.2.9/At.9)Ele faz citações de possiveis sugestões, como por ex.ter sido uma mulher, talvez pelo fato do episódio da expulsão do Judeus de Roma na epóca d Imp. Claudio (At18.2)onde nessa expulsão encontrava-se Priscila e Áquila, pois justamente o nome sugerido foi Priscila, enfim até mesmo Priscila entrou no rol das diversas espiculações.
    DrºShedd fala brilhantemente sobre sobre a Supremacia de Cristo, que é o tema Central da Carta aos Hebreus, deixando claro que em comparação a anjos, Moisés(lei), Abrãao, Sacerdotes ou qq homem que seja Cristo é a Supremacia. Foi riquissimo o conteúdo narrado por esse Ilmo. Teólogo, nos instigando quanto ao querer mais de Deus, em meio a situações tão obscuras. Crer em Jesus Cristo, como filho de Deus em meio a tantas controvérsias, certamente nos resultará em um final de glória, pois assim como os irmãos daquela comunidade estavam sendo encorajados a não retrocederem, a não esmorecerem, a não perderem a fé em Cristo, nos vemos hoje em situações que necessitamos saber que o mesmo Deus que usou alguém para encorajá-los, é o mesmo Deus que continua hoje nos encorajando a prosseguir, a não desistir, a ser perseverante.Vivemos em tempos, cultura e contexto diferente, porém servindo e crendo no mesmo Deus,em um Deus que não mudou, que não muda de acordo com cada contexto histórico. Verônica de Oliveira

    ResponderExcluir
  2. O teólogo Russell Sheedd faz uma abordagem sobre o livro de Hebreus, trazendo-nos alguns comentários acerca de possíveis autores do mesmo.
    Este renomado teólogo admite não ter conhecimento da autoria da epístola aos hebreus, apesar de todo seu conhecimento teológico. É sabido que o autor não viu a Jesus, mas o conheceu através dos que andaram com Ele, Russell faz ainda, menção ao tempo em que foi escrita, antes da destruição de Jerusalém, e a única certeza é que foi inspirada por jesus Cristo, através do Espírito Santo, como uma carta mensagem, uma exortação.
    Este ilustre teólogo deixa bem claro que a autoria desta carta não tem importância, mas sim a finalidade da mesma, que é o reconhecimento da grandeza de Deus, a certeza de que Deus não muda, é o mesmo ontem, hoje e eternamente. Floriano Cassiano

    ResponderExcluir
  3. É inquestionável a profundidade da realidade espiritual que a Epístola aos Hebreus nos proporciona. O irmão Dr. Shedd através de sua exposição bíblica aborda tanto as questões exegéticas quanto hermenêuticas, tão fundamentais para a boa interpretação do texto sagrado.
    Apesar da dificuldade para definir a autoria da Epístola, a finalidade da mesma é destacar a “Superioridade de Cristo”, o Filho unigênito de Deus, sobre tudo e todos, quer na terra ou nos céus. Há muitas divergências quanto à autoria, Euzébio de Cesaréia em sua História Eclesiástica relatou que ninguém poderia definir quem era o autor da Epístola e até mesmo na linha ortodoxa há diferentes opiniões. Com relação ao nome do apóstolo Paulo, o Dr. Shedd apresenta duas razões principais para não ser o apóstolo: O estilo do grego e a afirmação do autor em dizer que não era testemunha ocular do Senhor, apontando, provavelmente, que era um cristão da segunda geração.
    Assim sendo, a maior importância não é a definição da autoria, mas que as comunidades do mundo antigo receberam essa mensagem como enviada por Deus. Ainda que, também, não possamos definir com exatidão qual era essa comunidade, face à indefinição da data de sua redação, a hipótese mais provável é que tenha sido escrito antes da Destruição do Templo de Jerusalém (70 A.D), o que significaria que a comunidade de judeus cristãos residentes em Roma que sofriam perseguições seja a mais provável receptora da Epístola.
    O estilo da Epístola é surpreendentemente no modo de oratória – sete composições diferentes do Antigo Testamento, que apresenta Cristo como superior a todas as instituições do Antigo Testamento (Moisés; Sacerdotes, Profetas e até sumo sacerdote) e a todas as coisas que visíveis e invisíveis através das seguintes afirmações: 1) Cristo é o herdeiro de tudo; 2) Cristo é o criador do Universo; 3) Cristo é o resplendor da Glória de Deus; 4) Cristo é a expressão exata de Deus; 5) Cristo é o sustentador de todas as coisas; 6) Cristo é o rei do Universo; 7) Cristo é nome que está acima de todo nome.
    A defesa da criação do Universo a partir do nada demonstra o poder de Cristo, já que há uma deterioração da energia de nosso sistema solar (comprovação da 2° Lei da Termodinâmica) e assim como teve um início também haverá um fim.
    Ao destacar a divisão da Epístola aos Hebreus – Doutrina, Teologia e Advertências. O Dr. Shedd chama a nossa atenção para esta última parte da composição da Epístola, pois nela reside o cuidado que devemos ter com a NEGLIGÊNCIA, o motivo de muitos terem se desviado da fé. Para ele a negligência se instaura através do cansaço. Quando o cristão está cansado de orar, ler as Sagradas Escrituras, testemunhar o amor de Deus, então ele está fazendo pouco caso de quem é Cristo e de tão grande salvação.
    Que o Espírito Santo desperte-nos para esta realidade espiritual, a fim de que o abismo cognitivo pragmático seja eliminado de nós pela insondável Graça e Misericórdia de Deus.
    No amor de Cristo Jesus,
    Roger Eleone.

    ResponderExcluir
  4. Dr. Shedd fala sobre o livro aos Hebreus, sobre a dúvida da autoria deste livro. Deixa de forma cômica a idéia de que até mesmo uma mulher poderia ser a autora deste livro (Priscila). Paulo, devido ao seu perfil jamais seria o autor deste livro e também pelo fato dele ter dito jamais ter visto a Jesus.
    O Livro aos Hebreus fala da superioridade de Cristo sobre os anjos, sobre Moiséis, sobre o sacrifício perfeito, sobre o sacerdócio. Ao meu ver isto não faz o estilo do apóstolo Paulo. Alguns estudiosos atribuem a autoria ao livro dos Hebreus a Lucas, e até mesmo Apolo, que era poderoso nas escrituras. Sendo a autoria do livro incerta, penso como o Dr. Shedd: “É melhor tiramos essa dúvida quando chegarmos ao céu”. O Importante é o conteúdo do livro condizente com o Antigo e o Novo Testamento que não entra em contradição com os princípios, que é aquilo que temos conhecimento.
    Em Cristo,
    Jorge Barboza

    ResponderExcluir