quarta-feira, 13 de abril de 2011

OBRA DEUTERONOMISTA

                          A obra deuteronomista (OHDTr) procura organizar a história do povo de Israel desde a tradição de tomada da posse da Terra até o caos que ocorreu, conduzindo o povo ao exílio com as respectivas quedas de Samaria de Jerusalém. A obra visa responder as indagações da geração do cativeiro do motivo que os conduziu àquela situação, como bem relata o profeta: “... nossos pais comeram uvas verdes e são os nossos dentes que estão embotados...”
                  É unânime o conceito hoje presente entre os melhores estudiosos em Antigo Testamento de que a obra deuteronomista não é fruto rígido de apenas uma época da história do povo de Israel, mas que esta obra, como outros textos do Antigo e do Novo Testamento passaram por processos redacionais devido ao ambiente histórico e cultural no qual a comunidade judaica estava inserida. Segundo F.M. Cross, a primeira edição seria o documento josiânico que serviu de base para as reformas implementadas pelo  jovem rei Josias, em que à obediência estrita à Lei de Deus seria o precedente para se receber a benção, a contrapartida da maldição está circunscrita à desobediência; também é característico desta obra à centralização do culto em um lugar específico, diferente do código da aliança em que o importante é o ritual e não o local em que ele é realizado, e este lugar é a Cidade de Davi, Jerusalém; outra característica está ligada a dinastia Davídica, que é o rei eterno de Israel. As edições posteriores ao texto foram realizadas visando responder as indagações que a comunidade experimentou em seus momentos distintos da história.
                  Esta obra não apenas explica o motivo que levou a degradação e destruição nacional, pois ela declara que a falta de obediência à Lei de Deus foi o causador de todas essas catástrofes, mas também é uma conclamação a geração atual de conversão à Deus como forma de reverter a condição atual do povo e uma declaração de esperança para o futuro pois como é demonstrado em diversos textos desta obra, a graça de Deus (hesed/ah’ba), misericordiosa e perseverante é a certeza de que Deus traria o seu povo de volta para si. É algo inerente à sua personalidade e vontade, por isso é que alguns autores preferem não chamar esta obra de contrato, visto que ela é caracterizada por uma aliança unilateral em que Deus cumpre os requisitos e aspectos presentes nela.

5 comentários:

  1. O interessante desta obra Deuteronomista, é compreender que a desobediência a lei de Deus foi o fator crucial para todas as catástrofes mencionada na história biblica.É instigante vê esta história sendo narrada através da palavra de Deus e que através destes eventos podemos vê claramente a nossa geração recebendo a condição de salvação, de conversão a Deus. Relatos que trouxe para o nosso tempo a certeza de sermos alcançados pela graça e misericordia abundante do Nosso Senhor Jesus Cristo. Entretanto entendo que assim como no período e tempo do Rei Josias a obediência era fator preponderante para alcançar as bençãos do Senhor, hoje em nosso tempo com a mesma msericordia incontavel de Deus sobre nossas vidas, continuamos debaixo de uma condição, obedecer. E debaixo desta condição alcançaremos mais do que bençãos do Senhor, alcançaremos a vida eterna, a salvação. Verônica de Oliveira

    ResponderExcluir
  2. Esta obra tenta buscar respostas aos desafios do presente, tendo como base o passado na situação de exílio e pós-exílio, onde a desobediência do povo foi a causa que leva a Deus permitir que sofressem a perseguição, destruição e confinamento. Através destes acontecimentos, o povo pôde redescobrir que através do arrependimento e da busca, Deus usa de sua infinita misericórdia, e nos resgata da situação caótica, seja qual for que estejamos vivendo. Floriano Cassiano.

    ResponderExcluir
  3. A obra retrata a história do povo de Israel, a terra prometida, como a tradição a resposta do cativeiro babilônico, o sofrimento por consequencias que o próprio povo buscou, é caracterizada pelo amor, condições indispensáveis do relacionamentro da Aliança com Deus, com a obediência e a desobediência pela escolha atribuida,Deus coma verdadeira preocupação com seu povo para alcançar a maturidade, enfatizando o compromisso sincero para a santidade.Com isso a obra deixa claro a responsabidade que nos dias atuais, a busca contante da comunhão com Deus, pois Ele é Fiel para cumprir seus compromisso.

    ResponderExcluir
  4. Esta obra é de suma importância para nós, não só para obtermos conhecimento detalhado dos fatos ocorridos na história,mas também nos trazer a realidade do povo de Israel em realação a desobediencia e suas consequencias como vimos em deuteronômio 28.A maldição cai sobre as nossas vidas por permissão de Deus quando estamos debaixo da desobediencia. Deus tem o interesse de nos abençoar, de nos restaurar pois o seu amor é infinito mas precisamos tomar a posição de filhos obedientes e aprendermos a nos humilhar e buscar mais e mais.
    Luiz Aurelio Ferreira Bittencourt

    ResponderExcluir