terça-feira, 3 de maio de 2011

SAUDADES DA CASA DE DEUS


Salmo 84
 Em uma sociedade pós-moderna, cada um cria seus locais próprios para adoração, pouco importando se a manifestação provêm de Deus ou dos “homens”, o importante é que estamos saciando nossos desejos. Embora Jesus afirme em Jo 4 que a verdadeira adoração não  está mais limitada a um lugar específico, entretanto, ela é caracterizada e centrada na ação e presença do Espírito Santo. Vejamos como este salmo pode nos ajudar e reencontrar a verdadeira adoração:
A minha alma está desejosa, e desfalece pelos átrios do SENHOR; o meu coração e a minha carne clamam pelo Deus vivo” – vs.2: este é o cântico de alguém que está longe da Casa de Deus. Não sabemos se o peregrino é um viajante que esteve em Jerusalém ou algum exilado distante de sua terra, o interessante é a saudade que ele sente: não é uma saudade apenas do lugar, mas principalmente da atmosfera de adoração que ele presenciou. O próprio Deus se fazia sentir naquele lugar. Como você está hoje? Com saudades da presença de Deus em sua vida... ou satisfeito com a maneira como você está?  “ Até o pardal encontrou casa, e a andorinha ninho para si, onde ponha seus filhos, até mesmo nos teus altares, SENHOR dos Exércitos, Rei meu e Deus meu.” – vs. 3: essa metáfora nos mostra que até os mais simples são recebidos na Casa de Deus. Nos palácios e nos templos das religiões do mundo há uma preferência pelos príncipes e pelos nobres,  mas na Casa de Deus há lugar para todos. Você pode fazer sua casa na presença de Deus, pois nela há paz, alegria e felicidade. Em Deus você pode descansar.
“Que, passando pelo vale de Baca, faz dele uma fonte; a chuva também enche os tanques. Vai indo de força em força; cada um deles em Sião aparece perante Deus. – vs. 6 e 7”: o caminho para Jerusalém passava pelo vale de Baca, um lugar desértico, mas quando era a época da adoração(provavelmente a festa dos Tabernáculos) no templo, Deus enviava as primeiras chuvas e tornava o deserto em um lugar cheio de vida. Quando se adora, Deus transforma nossos desertos em lindos jardins .
“Porque vale mais um dia nos teus átrios do que mil – vs. 10: Um único dia na Casa de Deus era melhor que mil dias (3 anos) em qualquer outro lugar. Algumas pessoas preferem estar na “Igreja” a estar em qualquer outro lugar. Quantos homens e mulheres tem dedicado a sua vida na presença de Deus, se alegram em realizar a vontade de Deus neste mundo. Não vivem uma vida de contemplação, mas vivem uma vida de ação. Que Deus coloque sobre cada um de nós este desejo!
 Conclusão: Quem vive dessa maneira, pode dizer: “Porque o SENHOR Deus é um sol e escudo; o SENHOR dará graça e glória; não retirará bem algum aos que andam na retidão. SENHOR dos Exércitos, bem-aventurado o homem que em ti põe a sua confiança.” – vs. 11 e 12.

Nenhum comentário:

Postar um comentário