terça-feira, 3 de maio de 2011

TRINDADE

                A posição de Jesus Cristo em relação à divindade esteve em xeque desde os primórdios do cristianismo, como bem podem ser atestados pelas confissões antigas presentes no texto bíblico em que é declarada sua plena humanidade e também a sua plena divindade (doutrina da união hipostática). Já dentro do ambiente judaico, grupos como os ebionitas afirmavam que Jesus era apenas humano e que pela sua obediência completa à vontade do Pai, Ele o adotou como Filho (doutrina também conhecida como adocionismo). Mas sem dúvida alguma, foi dentro do ambiente filosófico grego que o cristianismo enfrentou às suas maiores dificuldades, em que o embate não era para defender a fé cristã dos ataques dos filósofos pagãos, mas sim dos filósofos cristãos que visavam explicar “racionalmente” dentro da filosofia grega os conceitos considerados balizares para o cristianismo. Sem dúvida alguma o monarquianismo modal, base da sustentação gnóstica, sustentava ser Jesus o spermatikóslogoi, ou seja, a primeira substância criada pelo Pai e a partir dela, o Pai criou todas as coisas, essa doutrina era também conhecida como docetismo, que afirmava que Jesus parecia possuir um corpo humano, mas na realidade era um corpo espiritual. É observado nos primeiros séculos da história da teologia que os principais concílios foram reunidos para discutir vertentes deste tipo grego de cristologia.
                Em 325, no Concílio Ecumênico de Nicéia, igreja que já havia sido assolada pelo sabelianismo no século anterior, agora tem que enfrentar o conceito ariano de cristologia, que Cristo é visto como uma substância distinta do Pai, como afirma Justo Gonzáles: “A igreja até então não havia condenado o modalismo.”, agora se depara com um conceito que está abalando toda a igreja. Este concílio considerou o ensinamento de Ário herético e definiu o credo conhecido como Credo de Nicéia: “Cremos em um só Deus Pai onipotente, criador de todas as coisas visíveis e invisíveis; em um só Senhor Jesus Cristo, o Filho de Deus, luz de luz, Deus verdadeiro do verdadeiro Deus, gerado, não feito, consubstancial (homoousius) com o Pai, por quem todas as coisas vieram a existir, tanto no céu como na terra, que por nós homens e pela nossa salvação desceu e encarnou, tornou-se humano, padeceu e ao terceiro dia ressuscitou e subiu ao céu e virá para julgar os vivos e os mortos; e no Espírito Santo.”                   

10 comentários:

  1. Boa Noite Pastor Sandoval,
    Não concordo com a doutrina (docetismo) dos filósofos pagãos que declaravam que Jesus parecia ter um corpo humano, porém na verdade Ele tinha um corpo espiritual.
    Eu creio na "doutrina da união hipostática" onde Cristo era tanto humano como divino e como declara a doutrina neotestamentária creio na Trindade, logo Jesus É DEUS.
    Att Cláudio Couto Cavalcante
    1º ano CEFORTE Cascadura

    ResponderExcluir
  2. Percebemos que,com o surgimento do cristianismo,o pré-conceito de diversos povos,foi conturbante a divindade de Jesus Cristo.Os basilidianos diziam que Jesus não fora o que morreu na cruz;Mas sim Simão Cirineu.
    Eles não reconheciam Jesus como o messias,mas como o Cristo.De igual modo os arianos diziam que,Jesus Cristo,o filho,era distinto de Deus o Pai.1 Jo 2.22 Quem é o mentiroso senão aquele que nega que Jesus é o Cristo?Esse mesmo é o anticristo,esse que nega o pai e o filho.
    Também nos antepassados, principalmente os judeus não aceitavam de Jesus,fazendo-se igual a Deus,Jo 5.18.A divindade humana e divina de Jesus Cristo sempre foi desafiadora para os conceitos que não creem.Sera ele o Cristo?- Jesus Cristo não veio por ele mesmo,mas aquele que o enviou é verdadeiro,embora vocês não o conheçais.Eu o conheço porque venho da parte dele,e ele me enviou.Jo 7.28,29.Jesus Cristo é Deus. Att Alexandre França 1º ANO ceforte

    ResponderExcluir
  3. A PAZ DO SENHOR!!!
    Sabemos que a maior parte dos judeus não acreditaram, e ainda hoje não acreditam que Jesus é o messias; quando muito, um profeta. Também sabemos que contestações sempre existiram por parte dos filósofos pagãos no intuito de provar a única natureza de Cristo(humana); os cientistas ainda hoje também o fazem. Também sabemos que ainda hoje temos muitos "Tomés" em nosso meio.Isso não é novidade. Mas uma coisa é incostestável para aqueles que crêem: Jesus Cristo é Deus filho, criador de todas as coisas e Nosso Mediador. Todas as coisas lhe foram dadas e sem o Seu sacrifício calvívico, não seríamos religados ao Pai. Não é atoa que a fé é um dos 4 pilares da Reta Doutrina; tudo isso só é possível através dela (Jo 1:1-18), afinal. Vale lembrar que o sacrifício calvívico se deu com um corpo natural, sem o qual não teria valor...
    Creio sim na TRINDADE...
    Raphael Ribeiro Azevedo...1ºANO-CEFORTE CASCADURA

    ResponderExcluir
  4. A paz do senhor pasto.
    Estou lhe enviando este comentario novamente pois não sei se o outro chegou. no meu primeiro comentario eu dizia que sempre houve e sempre havera pessoas querendo colocar em duvida a deidade de Cristo.Entrtanto como temos ouvido e aprendido Deus,Jesus e o Espirito Santo são três pessoas distintas que não há como definir.Exemplo: Um dia alguem me pergunto o que é Jesus para você ? eu disse é tudo! Ele me respondeu tudo o que? Como eu disse creio na trindada e ela é de suma importancia para nós.
    Renato do Carmo Carneiro 1ºano 2ºperiodo

    ResponderExcluir
  5. A posição de Jesus Cristo sempre foi questionada, argumentaram ser Jesus 100% Deus e 100% homem e tantas outras correntes heréticas que visam anular o sacrifício de Jesus na cruz,conforme Rm 4:25,´´o qual por nossos pecados foi entregue e ressucitou para nossa justificação´´.JESUS não morreu para ser herói, JESUS morreu para nos dar salvação!
    Priscila da Silva Coelho dos Santos.
    1/ ano do CEFORTE.

    ResponderExcluir
  6. A PAZ DO SENHOR!
    Muitos não tem fé e nem certeza e duvidam que nosso senhor Jesus e verdadeiramente aquele veio para salvar a humanidade,e algumas pessoas não acreditam que Jesus existe , mais creio a cada dia que Jesus e filho de Deus e que veio buscar o que se havia perdido creio na trindade e tenho a plena certeza que cristo e mediador entre deus e a Humanidade.
    Marcelo Anderson
    1º ano CEFORTE CASCADURA

    ResponderExcluir
  7. Conforme descrito neste artigo, observamos que os grupos religiosos tentam de todas as formas empregrinar suas doutrinas trazendo sempre uma versão contra aquilo que a palavra afirma.Negar o sobrenatural ou o natural de Jesus é negar sua existência.

    Pois se Jesus não possui o corpo humano, a crucificação e Ressurreição são fatos inexistentes, com isso toda a Bíblia se tornaria sem valor.Porque o principal propósito da Trindade é a Salvação da humanidade, e essa salvação é concluída na morte e ressurreição de Jesus.

    Bruno de Assis Adolpho
    1°ano

    ResponderExcluir
  8. A paz do Senhor!

    Acho a doutrina da união hipostática muito interessante, pois ela mostra bem como a humanidade de Jesus e a Seu lado divino não se misturam, mas se unem sem perderem seus lados distintos. Jesus, às vezes, vivia com as limitações humanas, como em João 4:6, e outras vezes com o poder de Sua divindade, como em João 11:43. Nos dois casos, as ações de Jesus realizou foram de Sua única Pessoa. Jesus tinha duas naturezas, mas só uma pessoa ou personalidade. E João retrata bem isso para mostrar que Jesus não era esse ser fantasmagórico que os gnósticos afirmavam.

    A dificuldade que os filósofos cristãos encontraram para explicar racionalmente o cristianismo é similar às dificuldades que nós cristãos encontramos hoje. O mundo de hoje é tão
    tecnológico, racional e desenvolvido, que o conceito do "sobrenatural" não é bem aceito por todos, pois é bem mais convicente trazer algo científico e concreto do que apresentar um Jesus Cristo que realizava feitos inexplicáveis e que era homem e Deus ao mesmo tempo. Louco, né?
    O Novo Testamento traz esse conceito de Trindade (mais especificamente, Paulo) mostrando que o Filho é um só com o Pai. Importante mesmo é sabermos que o Pai enviou o Filho para que se cumprisse Seu plano de salvação, e para que tivéssemos a chance de poder alcançar a vida eterna através da maravilhosa Graça que nos foi dada na cruz do Calvário.



    Bianca Guedes Gonçalves Lamego - 1º ano CEFORTE CASCADURA

    ResponderExcluir
  9. A paz do senhor pastor A doutrina da hipostática vai nos declarar um cristo humano e divino, é essa a doutrina que creio, porque Jesus é Deus filho ele é o nosso mediador. sabemos que uma boa parte dos judeus não acreditaram que Jesus foi enviado a eles como o messias, e muitos na atualidade ainda não creem que aquele que morreu naquela cruz e logo após resuscitou foi o filho de Deus. Os basilianos diziam que Jesus não morreu na cruz mas sim Simão Sirineu. Atrindade é o ministério principal da fé e da vida cristã, vale resaltar que a salvação do homem se deu no sacrificio de Jesus na cruz, sem o qual não teria valor algum.

    Luciano da silva Gomes
    1° ano

    ResponderExcluir
  10. Por mais que a filosofia com seus conceitos e teses consigam encontrar uma respostta racional para tudo, com respeito ao sobrenatural irao somente construir teses mirabulantes e sem uma base solida, pois Cristo foi Deus e homem, e nao tem como burlar isso. A forma mais barata e sorrateira de tirar o brilho do ministerio de Jesus era lancar doutrinas para confundir a mente dos cristaos, como os ebionitas, os gnosticos e o conceito de ariane de cristologia.
    O importante e que por mais tente disvirtuar a natureza de Cristo e desmembrar Deus pai, Deus filho e Deus Espirito Santo; a verdade biblica continua prevalecendo ao longo dos seculos!

    Seminarista Vinicius Lamego Dias

    ResponderExcluir