terça-feira, 5 de julho de 2011

O vinho como exemplo da vida cristã



O vinho possui uma longa história que remonta pelo menos a aproximadamente 6000 a.C., pensando-se que tenha tido origem nos atuais territórios da Geórgia ou do Irã. Crê-se que o seu aparecimento na Europa ocorreu há aproximadamente 6500 anos, nas atuais Bulgária ou Grécia e era muito comum na Grécia e Roma antigas. O vinho tem desempenhado um papel importante em várias religiões desde tempos antigos. O deus grego Dioniso e o deus romano Baco representavam o vinho, e ainda hoje o vinho tem um papel central em cerimônias religiosas cristãs e judaicas como a Eucaristia e o Kidush.
O vinho era visto não como bebida no mundo antiog, mas como alimento, denominado junto com os figos como o mínimo necessário para uma boa vida (Zc. 3:10). No mundo grego, além de alimento, ele era visto como substância medicinal (Paulo e Timóteo).  A sua plantação e o processo para se retirar o vinho servem de modelo para a vida cristã:
O SOLO TINHA QUE SER PREPARADO – o solo tinha de ser limpo e as pedras retiradas.
AS SEMENTES TINHAM QUE SER PLANTADAS – de modo geral, os estoques de parreiras  eram plantados ou, na primeira vez, sementes tinham de ser usadas.
AS PEDRAS REMOVIDAS ERAM UTILIZADAS – as pedras que haviam sido retiradas podiam então ser usadas para construir um muro protetor a fim de manter os predadores fora, como porcos silvestres (Sl. 80:3) e raposas ( Ct. 2:15).
 MONTAR GUARDA E MANTER VIGILÂNCIA – uma guarita para ver os inimigos chegando de longe era importante, especialmente em tempos de colheitas, quando os maiores e piores predadores eram homens (Is. 5:2).DEUS PRECISA NOS MANTER LIMPOS PARA QUE PRODUZAMO EM ABUNDÂNCIA E COM QUALIDADE – podas eram um processo necessário para manter a qualidade  e a produtividade (Lv. 25:3 – Is. 18:5; Jo 15:2).
É NA PRENSA QUE DEUS FORMA O NOSSO CARÁTER E A NOSSA IDENTIDADE CRISTÃ – uma prensa de vinho era uma estrutura necessária para o processo final, sendo que as uvas eram plantadas primariamente não para serem chupadas, mas sim transformadas em vinho.
Para alcançarmos a verdadeira e plena alegria, precisamos atentar para os exemplos que Deus nos deixou em sua criação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário