quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

DANIEL, UM HOMEM AMADO POR DEUS!


Dn.9.23; 10.11;10.19.


                    Era da família real, provavelmente descendia do rei Ezequias. Daniel e seus amigos percorreram um penoso caminho através do deserto em direção a Babilônia.
                    Como adolescente que era, poderia muito bem ter reclamado do que a vida lhe reservara, amargando este fato pelo resto da vida.
                    A sua situação era a seguinte:
  • Era cativo (escravo);
  • Foi arrancado do seu lar;
  • Separado dos seus familiares;
  • Estaria indo para um outro país.

                    Aos olhos humanos, não havia esperança para ele. Mas tendo sido educado na escola das Escrituras, sob a orientação de Jeremias, sua perspectiva não era limitada por fatores humanos. Ele compreendia que estava onde Deus queria que ele estivesse, mas daí em diante ele deveria criar oportunidades para servir e mostrar fidelidade a Deus.
                    E ele o fez!
                    PORQUE DANIEL ERA UM HOMEM AMADO POR DEUS?
 PORQUE RESOLVEU NÃO CONTAMINAR-SE COM FINAS IGUARIAS DO REI (1:8a.):
                    Desde o inicio, Daniel resolveu não contaminar. Não abriria mão de suas convicções, mesmo que tivesse que pagar com a sua vida. Note-se que agora, Daniel não tinha a presença dos pais para orientá-lo nas suas decisões; mas seu amor por Deus e à sua Lei acharam-se de tal modo arraigados nele desde a infância que ele somente desejava servir a Deus de todo o coração.
                    Como conseqüência:
  1. Deus deu o conhecimento e a inteligência em todas as letras e sabedoria (1.17-20).
                    Se o crente se esforça para ser fiel a Deus em tudo,pode ficar certo de que Deus será com ele e lhe dará a ajuda e a graça necessária para que ele execute s Sua vontade.
PORQUE EM TUDO, BUSCAVA A DEUS  (2.17-28):
                    O sonho de Nabucodonosor, que ele queria que lhe contassem o sonho e a interpretação.
                    Todos os sábios iriam morrer.
  1. Diante do problema, orou a Deus com os seus amigos.
  2. Daniel louvou a Deus: O primeiro pensamento de Daniel após o Senhor revelar-lhe o sonho e a sua interpretação foi louvar ao Senhor por sua bondade e poder. É sinal típico daqueles que amam e servem a Deus.
    EM TUDO, FALAVA A VERDADE.
  1. Nabucodonosor (4.25) “Serás tirado de entre os homens e a tua morada será com os animais do campo...” Vs 27. “Portanto, ó rei, aceita o meu conselho e desfaz os teus pecados pela justiça e as tuas iniqüidades, usando de misericórdia para com os pobres, e talvez se prolongue a tua tranqüilidade.”
  2. Daniel não estava preocupado em perder a sua posição no reino, pois não omitiu a verdade a Nabucodonosor.
  3. Belsazar (5.24-30) – “Esta é a escritura... esta é a interpretação... Contou Deus o teu reino e acabou. Pesado foste na balança e foste achado em falta. Dividido foi o teu reino e deu-se aos medos e aos persas.
  4. Daniel já não tinha posição de destaque no reino babilônico, mas quem sempre fala a verdade e serve a Deus:
4.1  – Nunca é esquecido – “Há no teu reino um homem que tem o espírito dos deuses santos, e nos dias de teu pai, se achou nele luz, ...” (5.11).
4.2  – Não está preocupado com riquezas ou posição “... As tuas dádivas fiquem contigo, e dá os teus presentes a outro; todavia, lerei ao rei a escritura e lhe farei saber a interpretação.” (5.17)

PORQUE, ACIMA DE TUDO, ERA FIEL A DEUS (6.4;10;23).
                    Daniel, aos 80 anos de idade, ainda tinha mente vigorosa e aptidoes claras porque sempre procurou obedecer a vontade de Deus (cf. Calebe). Seu compromisso sempre foi o Senhor.
                    Ele foi esquecido no reinado de Belsazar, mas Deus não se esquece da fidelidade dos seus filhos para com Ele. E Dario pensava em colocá-lo em um cargo acima de todos do seu reino. (Lembra-se de José do Egito).
  1. Quando Daniel soube do decreto, entrou em sua casa e foi ao seu quarto orar, como costumava fazer 3 vezes ao dia.
  2. Por sua fidelidade, Deus fechou a boca dos leões e deu-lhe a vitória.

                    Deus não está procurando homens perfeitos, mas homens que deixem Ele os amar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário