segunda-feira, 5 de março de 2012

A MISSÃO DA IGREJA

Muito embora, na atualidade façam a distinção entre Igreja e Comunidade, percebe-se que a utilização que o Novo Testamento faz de ambas, é sinônima. Basta verificar o emprego de ambas as palavras no Livro de Atos e nos Escritos Paulinos em que a Igreja refere-se à universalidade das comunidades e também, cada comunidade distinta é referida como sendo a Igreja do Senhor Jesus Cristo. Uma única Igreja, no entanto, cada comunidade em si circunscrita aos seus aspectos culturais que lhe davam feições próprias. Percebe-se que as comunidades primitivas eram unidas na Pessoa de Cristo, porém, não eram uniformizadas como alguns querem fazer acreditar. Daí porque, nenhuma dificuldade há na atualidade de lidar com as diferentes confissões denominacionais existentes, pois as comunidades Antigas também tinham suas distinções! No Livro de Atos percebe-se claramente uma distinção entre as igrejas petrinas (judaicas) e as comunidades paulinas (gentílicas). Por uma questão de propósito, o autor não demonstra como funcionavam às demais comunidades, fato que verificamos por meio dos escritos da patrística e outras obras antigas.

A igreja é fruto da vontade do Senhor e da ação do Espírito Santo que congrega a Igreja indivíduos de todos os povos, raças, sexo e idades para formarem essa comunidade universal e supra cultural por meio do Batismo e da Ceia (é por meio do Batismo que os indivíduos são incluídos à comunidade cristã)¹. A beleza do cristianismo está em que ele é supra cultural, ou seja, ele está acima das culturas estabelecendo um padrão absoluto universal para direção dos povos e seu desenvolvimento econômico e social, mas também ele é intra cultural, pois ele se adapta e se veste com as características culturais dos povos que ele alcança, tornando-os todos participantes da mesma fé e comunhão. Além dessas ordenanças, a Igreja se identifica no mundo através da propagação da justiça e do bem estar social. A atuação e manifestação da Igreja de Cristo deve conduzir as sociedades para a eliminação de todas as mazelas sociais. Não basta apenas exorcizar os demônios dos indivíduos e deixá-los ainda subjugados a ação de suas obras, a igreja tem poder para além de expulsá-los das pessoas, eliminar todas as consequências de suas obras nas vidas dos indivíduos (Mt.8: 28-34)². O Senhor Jesus veio para que os homens tenham vida e vida em abundancia! A Igreja alcança os homens através da propagação do evangelho, pois ele é o poder de Deus para transformar os indivíduos! Essa propagação tem êxito quando é realizado por atuação do Espírito Santo na vida da Igreja e é demonstrado e sustentado através da genuína Palavra de Deus! Não são os argumentos humanos que convencem o homem de qualquer época do pecado, essa tarefa é do Espírito Santo. Precisamos urgentemente ouvir a voz do Espírito, caso contrário nossa mensagem será destituída de poder e autoridade e não conseguiremos tocar no coração do cidadão do século XXI. A nossa mensagem precisa retornar as bases da reta doutrina em que apenas Cristo, a fé, a graça e a Bíblia são suficientes para a salvação do homem.

A igreja do século XXI precisa usar como espelho o padrão estabelecido pelo Senhor nas figuras empregadas para representar a comunidade cristã no Novo Testamento e “redescobrir” o que é ser Igreja segundo os padrões de Deus, não o que temos visto em nossos dias, onde a igreja se parece mais com uma empresa (embora segundo as leis civis ela seja uma Pessoa Jurídica) do que com o corpo de Cristo. O que vale são as cifras de membros ou de dinheiro para validar o sucesso ou não de determinadas comunidades eclesiásticas. Todo e qualquer investimento missionário está subordinado ao retorno financeiro ou político que a comunidade (denominação) terá com essa despesa. Não, esse não é o padrão bíblico!  O Padrão da Bíblia é permeado por padrões religiosos, éticos e morais elevados em que uma vida vale mais do que qualquer interesse particular ou coletivo desse mundo. Cada indivíduo é valioso para Deus, pois, após receber a Cristo pela fé e ser inserido na comunidade, ele torna-se povo de Deus, torna-se membro da família de Deus por meio do Batismo e da Ceia e concomitantemente recebe o Espírito Santo em seu interior, tornando-se Templo e morada dEle! Convictos desses modelos, a Igreja poderá exercer e cumprir adequadamente sua tarefa de propagar e promover o genuíno Evangelho, não falsificado, pirateado ou adulterado, mas o evangelho que transforma e harmoniza o ser humano. Pois ele torna-se um indivíduo melhor e tem restabelecido sua comunhão com Deus e com o próximo clarificado com o seu serviço a Deus e ao próximo.

A Igreja não pode está alienada às necessidades e prioridades do indivíduo moderno, caso contrário, sua mensagem não conseguirá ter efeito na atualidade, fracassando tremendamente na interpretação da Palavra de Deus para esta geração. A Bíblia é o livro sempre atual e a comunidade cristã é o intérprete por excelência desta obra. Ela deve discernir e saber, como templo do Espírito Santo, quais as demandas da cultura e da geração em que ela vive e proclamar a Mensagem que satisfaz todas as necessidades do homem.
¹LADD,G.E.Teologia do Novo Testamento.
²MAZZAROLO,Isidoro.Evangelho de Marcos; estar ou não com Jesus – Rio de Janeiro.2004.

Nenhum comentário:

Postar um comentário