quinta-feira, 5 de abril de 2012

APRENDENDO A DEPENDER DE DEUS Josué – 7:1-26.


Após a conquista sobrenatural de Jericó, Josué e o povo de Israel tomados pela empolgação da vitória anterior esqueceram-se de alguns princípios básicos que tem sido também a causa da desgraça de muitas pessoas na atualidade: AS VITÓRIAS EM NOSSAS VIDAS SÃO PROVENIENTES DA AÇÃO DE DEUS! E elas só veem se obedecermos aos padrões dEle. Foi assim em Jericó e é assim sempre. A cidade de Ai era menor e menos protegida do que Jericó, pelo que deveria ser conquistada com maior facilidade, se Jericó caiu, Ai seria mais fácil. Cuidado com os sentidos humanos, pois eles podem te enganar, nossa vida deve ser vivida na total dependência e direção de Deus. Vejamos os erros cometidos por Josué, pois em geral, só nos atentamos para o pecado de Acã, mas houve alguns erros por parte do líder e que contribuíram para o vexame em Ai:
NÃO PODEMOS NEGLIGENCIAR A ORAÇÃO: Se ao invés de orar depois do problema como fez (Js. 7:6-9), Josué orasse quando viu o problema (início do cap.7), Deus lhe revelaria como o fez em Js. 7:10, seria evitado toda aquela vergonha e também a perda de 36 homens (7:5). A arrogância tem sido a fatalidade de muitos homens chamados para vencer, eles têm começado muito bem em suas vidas ministeriais, mas esquecem-se do que Jesus disse: “sem mim, nada podeis fazer!” Josué até planejou o ataque visto que da mesma forma que ele enviou espias a observarem Jericó, o mesmo ele faz com esta cidade, no entanto, por mais que o homem faça planos e projetos, somente Deus pode efetivá-los; bem como o relato dos espias foi equivocado, sua compreensão da realidade era deficiente pois eles afirmaram que Ai cairia com 2.000 ou no máximo 3.000 homens (Js. 7:2-3), porém havia uma população de 12.000 habitantes e um exército de 6.000 homens que colocaram o pequenino exército judaico em retirada.
ITODOS DEVERIAM TOMAR PARTE NA BATALHA: desde a época de Moisés, o princípio de Deus era que todo o exército deveria lutar JUNTO. Quando as duas tribos e meia pediram para se apossar do território aquém do Jordão, Deus lhes permitiu com a incumbência de que somente depois deles ajudarem a todas as tribos em conquistar a Terra da Promessa, daí, eles poderiam retornar às suas propriedades. Esse princípio perpassa todo o texto sagrado, é sempre unido e reunido que o povo de Deus, a Igreja do Senhor, conquista as suas vitórias. Um reino dividido não subsiste! Ouvindo aos espias e anciãos, Josué se esqueceu do mandamento de Deus e quebrou um dos princípios de Deus para a vitória de seu povo. Quem você tem ouvido? A Deus ou aos homens? Importa “ouvir” (obedecer) a Deus sempre!
É PRECISO DESCANSAR: embora não esteja explícito no texto, entretanto, era um princípio dos povos antigos de que sempre após uma batalha, o exército precisava de um tempo para recompor suas fileiras, tratar os feridos e um descanso físico para recompor as energias individuais. O texto deixa subentendido de que não houve esse período de descanso entre Jericó e a batalha de Ai. Quantos de nós esquecemo-nos de que não somos de aço e temos negligenciado o momento de descanso. Diz o texto bíblico que Deus trabalhos 6 dias e que descansou no sétimo. E você tem descansado? Sua igreja tem tido os seus momentos de descanso? Às vezes emendamos uma campanha financeira junto da outra sem darmos tempo ao povo para descansar. Lembre-se: você precisa descansar; sua família precisa de descanso e também a sua Igreja!
Se Josué tivesse parado ele se lembraria da oração; ficaria na dependência de Deus  e não seria enganado pelos olhos humanos; também relembraria que somente juntos conquistamos e nunca sozinho. Se ele tivesse seguido os princípios divinos saberia que não era o momento da luta, pois um pecado estava afastando a presença de Deus no meio do seu povo. Quando obedecemos a Deus, Ele sempre nos mostra o que está errado conosco. Que Deus lhe abençoe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário