sábado, 19 de maio de 2012

Educando na modernidade!


Através da educação o ser humano vai descobrindo o mundo que o cerca e contemplando o cosmos imenso que lhe cerca, bem como assimilando e compreendendo a si mesmo como ser individual e como parte de toda esta obra. Esse processo se inicia na infância e acompanha o indivíduo por toda a sua vida, em que o conhecimento  é companheira constante e permanente do ser humano em toda a sua existência! Diria ainda mais, o ser humano se alimenta constantemente do conhecimento de si mesmo e de tudo que lhe cerca, pois ele é um ser em constante compreensão. É com essa ferramenta maravilhosa, a capacidade intelectual e inteligível, que o indivíduo encontra as soluções para as dificuldades do dia-a-dia e que faz com que ele crie a partir do mundo natural, um mundo fruto da sua consciência e racionalização para solução dessas lides. Como Paulo Freire afirma: “... a consciência humana tem a capacidade de transcender as situações vividas e objetiva-las;...”. São as dificuldades enfrentadas que fazem o indivíduo superá-las e com isso, criar novos conhecimentos que até então eram desconhecidas por ele. A educação aparece nos escritos de Freire como a mola mestra que propulsionará o ser humano a transcender a situação conflitosa e limitadora que o aprisiona, ela faz com que o homem se liberte das correntes escravizadoras da ignorância e da inércia. Ela nos ensina que é possível superar a situação vivida, mais do que isso, ela é a pedagoga que nos faz crescer e ultrapassar os nossos limites. A sua proposta vai além do mero conhecimento racional, a educação é elemento libertador e transformador do indivíduo dentro da sociedade, fazendo dele um ser independente e autônomo dentro do status quo no qual ele está inserido. Libertando-o e fazendo com que ele liberte outros ao seu redor.
Educar não pode ser enfrentado como uma obrigação! Tenho visto uma gama enorme de educadores decepcionados e frustrados tanto no meio acadêmico-secular, quanto no religioso em que as pessoas perderam o prazer de ensinar, disso surge como consequência discentes que não se interessam pelo conhecimento. Já é antiga a frase muito empregada por determinada colunista: Educar precisa ser um ato de prazer! Nesse processo, tanto os que ensinam quanto os que aprendem necessitam estar envolvidos emocionalmente e intelectualmente juntos, percebendo que esse ato nos faz melhores indivíduos. É preciso entrega e dedicação à educação, pois sem confiança e amor por ela, não nos entregaremos a tarefa por ela proposta e, por conseguinte não nos interessaremos por aqueles que interagem conosco. A educação não é seletista, visto que todos os indivíduos têm potencialidades de acompanha-la e serem influenciados e transformados por ela. Todos nós podemos ser e fazer além do que a realidade nos impõe; fomos feitos para acreditarmos, sonharmos e ultrapassarmos os limites que nos cercam. Teleologicamente, devemos ter a capacidade de sempre acreditarmos que os limites podem ser ultrapassados, por isso somos providos do conhecimento e do raciocínio. Com eles nos dedicamos à procura de soluções para todas as situações conflitantes. A esperança em Paulo Freire não é uma postura estática e inerte, mas uma atitude dinâmica em direção do conhecimento que liberte e transforme toda a realidade. Não há comodismo, mas sim uma busca plena e constante da mudança e transformação individual e social. Ela pressupõe a ideia de que o indivíduo e a sociedade estão inacabados sempre, pressupondo que a educação é um processo que não se finda, mas se mantêm constantemente. Um processo infinito, pois enquanto estivermos por aqui, ela fará parte constante de nossas vidas.
Educar é um ato profético, pois muitas vezes, as condições em que nos inserimos, fazem abater qualquer voz que proclame a possibilidade de mudanças, daí porque todo educador precisa ser um esperançoso e buscar descortinar o conhecimento que está escondido debaixo da situação que se depara. Além disso, contagiar os educandos para terem uma postura de inconformismo com a realidade vivenciada, sabendo que ela pode e será modificada pelo processo de aprendizagem. Por isso, não pode haver um sentimento de que a educação é uma via de mão única, pois esse modelo está ultrapassado na atualidade. O processo envolve a compreensão de que ele é proveniente da interação e envolvimento de professores e alunos, ou seja, em que ambos se unem para solução dos dilemas presentes, ela é uma via de duas mãos, ou seja, aprendemos e ensinamos em conjunto. Somos partes da mesma situação e enfrentamos juntos as mesmas dificuldades, daí porque não podemos nos dissociar como companheiros nessa caminhada rumo ao aprendizado. Por último, esse relacionamento deve ser pautado na verdade de que, além de sermos partes nesse processo, nos preocupamos e nos interessamos uns pelos outros. A verdadeira educação se manifesta quando há envolvimento afetivas entre as partes, ambas se interessam de fato pelas necessidades que são mútuas e que produzirão efeitos benéficos para eles. Por isso, todo esse processo necessita ser fundamentado em amor, pois quando as pessoas se sentem respeitadas e amadas, elas desenvolvem adequadamente todas as suas potencialidades. Um ambiente marcado por sentimentos altruístas e nobres, gerarão conhecimentos e pessoas influenciadas por essa atmosfera em que a educação deixa de ser algo frio e inerte e se torna algo agradável e gratificante.

3 comentários:

  1. Acessar seu espaço me fez muito bem!
    Louvo a Deus pela sua vida!

    Deixo uma lembrancinha que fiz, espero que goste do acróstico:

    C ultivar uma vida de oração.
    R evigorar-se pela leitura diária da Palavra.
    E star sempre disposto a obedecer a Deus.
    S er uma testemunha fiel no viver e no falar.
    C onsagrar a Deus seu corpo, tempo e talentos.
    E sperar de Deus a orientação para a vida.
    R evestir-se do poder do Espírito Santo.

    Nós precisamos CRESCER, na Graça e no conhecimento do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.
    Te esperando lá no meu espaço, fique a vontade para comentar e também seguir, será uma alegria e honra.

    Em Cristo,

    ***Lucy***

    ResponderExcluir
  2. P.S. Acabei de visitar um blog de um irmão que publicou algumas postagens polêmicas e também atuais. Inclusive um estudo sobre o Dízimo, muito interessante, com referências bíblicas.
    Gostaria de saber sua opinião sobre as mesmas, passa lá e deixe seu comentário!

    http://discipulodecristo7.blogspot.com/

    ResponderExcluir