sábado, 23 de junho de 2012

APRENDENDO COM A NOSSA HISTÓRIA.


Indubitavelmente, é impossível compreendermos o momento atual que vivemos, seja no campo político, econômico, eclesiástico, teológico, ou de qualquer outra área do conhecimento, sem que olhemos para o que ocorreu no passado. O passado não é história antiga, mas é o caminho que percorremos para chegarmos até onde estamos. As mudanças sociais pelas quais a humanidade passou nos últimos 2000 anos ensejaram transformações em toda a sociedade, dando moldes e características também a Igreja, em que tanto a sociedade quanto ela efetuaram influências mútuas de uma para com a outra. Basta atentarmos para o início da Igreja, caracterizada e formada dentro do ambiente judaico e que, quando alcança o mundo grego , ela afeta e ao mesmo tempo é afetada pelo pensamento filosófico predominante dentro desse contexto, passando a ser característica fundamental do cristianismo essa condição supra e infracultural!¹ A história da Igreja é a ação de Deus na história humana em que ela atua como agente de transformação social e ao mesmo tempo é influenciada pelas mudanças que as culturas e sociedades deparam-se em seu desenvolvimento. Hoje, sabemos que até o processo de elaboração do cânon cristão segue essa rota, pois ele surge como fenômeno histórico da realidade vivenciada nas primeiras comunidades cristãs que faziam a leitura dos textos sagrados em conformidade com seu ambiente cultural. Não há como abdicar de observarmos atentamente para a história da Igreja, pois sem dúvida alguma, verificaremos a manifestação e ação de Deus na vida da EKLESIA para lhe ajudar a enfrentar as dificuldades do seu tempo, tirando proveito para nossa realidade atual em que, perceberemos que o papel dela continua sendo o mesmo: A PROPAGAÇÃO E A MENSAGEM DO REINO DE DEUS. O mundo muda, e não há como contestar essa realidade, pois ao olharmos para a história somos apresentados a essa verdade, mas a Igreja também passou e passa por suas transformações! Ela tem sido protagonista em muitas das fases da humanidade assumindo o papel principal de transformadora do status quo em que tem contribuído para o desenvolvimento humano e, na atualidade, ela não pode aceitar o papel de coadjuvante, cabendo-lhe verificar o momento atual e verificar como ela poderá efetuar as transformações que visem o desenvolvimento da justiça e da paz social. É fundamental que a Igreja esteja aberta para as mudanças que se fizerem necessárias para que ela cumpra o seu papel de transformadora social, pois, não há como dentro dos fatos históricos observados, ela cumprir sua finalidade sem que passe por mudanças em paradigmas antigos, se adequando à nova ordem cultural. Não há como manter uma atitude misoneísta (aversão ao novo) e realizar a manifestação da vontade de Deus dentro do curso histórico e da comunidade.
A história é analisada dentro do conceito moderno de ciência em que os métodos científicos são os norteadores de uma análise coerente e eficaz de cientificidade, em que, embora no transcorrer do tempo ela seja contínua, entretanto, eventos ocorridos em sua trajetória marcam momentos ou épocas. Isso ocorre tanto na história secular ou eclesiástica. A lide que nos deparamos é: quais os métodos que servirão de fundamentos para a análise da história da igreja? Em especial, no caso em análise, o fenômeno histórico da igreja na América Latina que, como observado acima, tem características pares e exclusivas. Embora alguns tendam a analisar apenas pelo lado intereclesial, focando nas atividades e mudanças ocorridas dentro da igreja no decorrer histórico, é conceito unânime entre os doutrinadores modernos que, fatores extras eclesiais como a política, cultura e economia exercem grande influência sobre a vida da Igreja, pois ela é elemento pertencente à sociedade. No entanto, as mesmas dificuldades e divergências enfrentadas em âmbito secular para definir o método para análise histórica de outras áreas do conhecimento humano, também acontecem no estabelecimento de uma história eclesiástica, pois, dependendo da ideologia e do método empregado pelo historiador, sua abordagem e conclusões serão distintas. Uns compreendem que a história da igreja deve ser feita e abordada exclusivamente sobre a óptica e os fenômenos ocorridos e realizados dentro da sua esfera, no entanto, há aqueles que defendem que é impossível dissociar as atividades eclesiais dos fatos ocorridos nas demais áreas de influência humana e social. A própria CEHILA (Comissão de Estudos de História da Igreja na América Latina), embora utilize como base os fenômenos políticos para setorização histórica, no entanto, não deixa de observar outros fatores que podem exercer transformações dentro dela, como por exemplo, a sua própria autonomia de existência.
Não há como dissociar da história da igreja os fatos ou eventos que têm exercido grande influência na história mundial, pois, eles exercem ou são influenciados pelas atividades e posicionamentos da igreja dentro de sua época. Na América Latina, desde sua colonização a igreja tem estado presente em todas as mudanças sociais ocorridas dentro de sua esfera, alterando e influenciando o modus vivendis das pessoas dentro desse contexto. Recentemente, verificamos como a teologia da libertação utilizou os ensinos de Jesus Cristo e os adaptou à realidade vivenciada e experimentada dentro do contexto latino americano, não apenas influenciando o pensamento teológico, bem como as demais áreas do saber. Sem dúvida alguma, a Igreja faz história dentro da história em suas relações transversais com todas as áreas do conhecimento, visto que, juntos, fazemos parte da mesma sociedade.
1.       GONZÁLEZ, Justo L., história do movimento missionário – São Paulo:Hagnos,2008.

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