terça-feira, 18 de dezembro de 2012

QUANDO CULTUAR APENAS NÃO É SUFICIENTE!

 

QUANDO CULTUAR APENAS NÃO É SUFICIENTE!
Jo. 3:1-21.

                              Quantas vezes em nossas vidas as pessoas pensam que está tudo bem conosco, visto que exteriormente aparentamos e apresentamos uma atitude de calma, serenidade e tranqüilidade, mas no íntimo há um grande vazio que nos incomoda e que não conseguimos preencher por nós mesmos. É hora de reconhecermos que não está nada bem e que somente Jesus Cristo pode preencher o vazio das nossas vidas. Foi isso que fez Nicodemos!
                           Ele pertencia ao grupo dos fariseus, que embora na atualidade essa palavra tenha conotação pejorativa, entretanto, dentro do ambiente judaico do I século, era um grupo elitizado e de grande importância na estrutura judaica, pois enquanto os saduceus dominavam o Templo, os fariseus dominavam as Sinagogas, o lugar em que eram ensinadas as Escrituras e a tradição judaica ao povo. Mas do que isso, segundo a tradição bíblica, ele era príncipe em Israel, um dos 70 ou 72 homens que compunham o Sinédrio, que era o órgão máximo da justiça judaica. Um homem que aos olhos humanos era tido como exemplo e modelo, entretanto, só ele sabia que freqüentar os “cultos” no Templo e na Sinagoga não eram suficientes! Faltava-lhe algo mais. Quantas vezes por causa da posição que ocupamos e porque as pessoas nos têm em estima, não percebemos que estamos vazias e sem vida, pois era assim que Nicodemos estava, visto que Jesus identificou imediatamente a sua necessidade: “Você precisa nascer de novo!” Um nascimento que só o Espírito Santo pode produzir em nossas vidas. Ele diferente de muitas pessoas, não se acomoda ou se acostuma com o vazio, mas busca a solução para o seu problema. Mesmo que para isso importasse colocar sua vida em risco, pois embora ele tenha ido a noite ter com Jesus, mesmo assim, alguém poderia vê-lo e denunciá-lo aos seus pares; Além disso, ele foi ter com Jesus, há uma versão que diz: “Ele desceu até Jesus”. Embora como príncipe e fariseu ele fosse acostumado com as pessoas indo até ele, ele demonstra humildade e desce até aquele que poderia ajudá-lo.
                        Por último, quero compartilhar outra característica desse homem, ele tinha discernimento (versículo), pois enquanto que outros fariseus vendo as mesmas coisas que Cristo fazia diziam que era pelo poder de Belzebu, ele declara que isso só pode ser feito pelo poder de Deus. O discernimento nos leva a compreendermos tudo o que está acontecendo ao nosso redor, mas também faz com que compreendamos o que está acontecendo no nosso interior. Quando tudo não estiver bem, tenha hombridade e sinceridade para se aproximar e reconhecer que somente Jesus Cristo pode nos ajudar e organizar toda a nossa vida.
                     É interessante que, nas palavras de Jesus, o tempo do verbo demanda ma continuidade nesse novo nascimento, ou seja, dia após dia precisamos estar nascendo de novo. É um ato contínuo e permanente nas nossas vidas; dia após dia precisamos estar crescendo e sendo transformados pelo poder do Espírito Santo.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário