segunda-feira, 1 de abril de 2013

Atividades dos alunos do Ceforte/Cascadura na Epístola aos Hebreus!


Epístola aos Hebreus – Tema: Vida Cristã (Hb 12.1/13.25)
        A exortação feita pelo autor da epístola aos cuidados pertinentes a uma nova vida, vivida agora em Cristo, chama-nos a atenção para a necessidade de prudência, vigilância e sobriedade no viver, levando-nos a refletir sobre a noção de pertencimento e identidade dos cristãos, tendo em vista que submeter-se a Cristo é antes de tudo honrá-lo com nossa existência e atitudes, contudo o trecho bíblico emdestaque servia como incentivo e inspiração para os judeus convertidos, com o intuito de lhes produzir esperança, em tempos de perseguições e privações, para que não esquecessem dos benefícios herdados por meio do sacrifício de Cristo, “benefícios “ estes preciosíssimos mas, totalmente avessos aos esperados por eles. Assim sendo, a vida destes cristãos hebreus assemelha-se aos cristãos pós-modernos, pois ao analisarmose, guardando as devidas restrições quanto ao texto histórico-cultural percebemos apatia e desnorteamento espiritual, em alguns  casos por ausência de discipulado adequado , mas também por indiferença pessoal, encontram-se perdidas no que diz respeito a sua fé em Cristo; bem, seja por influências externas ou internas há um esvaziamento da essência cristã, pois detectamos a dificuldade de viver para Jesus, e em Jesus, e também a desconstrução da visão correta das bases do reino de Deus. Todavia tornar-se cada vez mais sensível ao agir do Espírito Santo é individual e possível ainda que sejamos limitados pela natureza corruptível, para tanto há que se buscar desejosamente e submeter-se as orientações do mesmo.
         Em nossos dias, nada diferente da epístola aos hebreus desafios estão propostos a nós, porque cada tempo tem seus próprios desafios; hoje talvez o excesso de liberdade, o individualismo e o materialismo latente, infelizmente cristãos tem se perdido de Cristo e se esquecido de preservar firmes e intocáveis amparados pela palavra de Deus, pois as urgências desta vida tem se mostrado mais interessante, afinal “quem não toma posse de bens na Terra não é herdeiro de Cristo”, justamente o oposto do salvador Jesus que assumiu a forma de servo, aniquilando-se, ainda que fosse Deus.
Rio de Janeiro, 27 de março de 2013
CEFORTE – TBNT III
Pr: Sandoval
Nome: Tatiana Epifânio dos Santos da Silva


A CHAMADA TOTAL DE PERSEVERANÇA NA SANTIDADE E NA FÉ

         Vimos que a preocupação principal do escritor aos Hebreus era a apostasia, pois estavam no período de maior perseguição à Igreja e muitos voltavam ao Judaísmo para gozar de alguns privilégios (LADD). No capítulo 12, a partir do vs 1 o escritor é incisivo falando da perseverança na fé e de que somos rodeados de testemunhas e “corramos com paciência à carreira que nos está proposta” para que  recebamos a promessa.
        Hoje, entendemos  que esta nuvem de testemunhas se refere tanto as visíveis quanto às invisíveis, podendo ser nosso testemunho diante dos homens, daqueles que nos cercam em nosso cotidiano, como também as invisíveis no campo do sobrenatural, os anjos e demônios. Nosso comportamento, nossas atitudes, nossa palavra diante de um mundo tão corrompido. A igreja do Senhor tem sido alvo de muitos ataques do inimigo por pregar a verdadeira e genuína Palavra acerca de pecados que o Senhor condena e que em nossos dias são tidos como normais à sociedade. Quantos ataques à família através da mídia, valores invertidos, casamentos homossexual e a igreja através do seu testemunho tem que deixar todo o embaraço e pecado para ser luz às trevas, combatendo tais práticas. O autor também diz que “corramos com paciência a carreira” denotando uma perseverança à fé que abraçamos, pois mesmo em meio a tantas tribulações não podemos desfalecer nossas forças, pois temos um gozo, uma alegria que nos está proposta quando virmos o Senhor. O autor também traz uma exortação quanto à correção com amor, pois parecia que em algum momento eles ignoravam a Palavra de Deus. Isto também ocorre em nossos dias, vivemos em um momento de frieza espiritual por não atentarmos ao ensino da Palavra e quantos têm sido os ensinos heréticos em nossos dias, tanta unção: unção do negociador, unção do semeador, unção do conquistador... quanta falta de discernimento por algumas igrejas! O que interessa é a quantidade, é a arrecadação e esquecem de “pagar o preço” para que o Reino cresça consciente de sua missão.
        Para que se alcance êxito nesta corrida da perseverança na fé, o alvo é explícito: “olhando para Jesus, autor e consumador da fé”. Voltando a nossa realidade, muitos têm esquecido da verdadeira essência do evangelho pois tem colocado seus alvos em outras coisas e não em Jesus. Segui a paz com todos e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor, esta premissa sobre santificação está cada vez mais difícil em tempos hodiernos, pois o mundo cada vez mais tenta manchar a imagem da igreja. A santificação é gradativa e precisa ser perseverante em não se contaminar com as iguarias que se tem oferecido. Portanto, esta epistola torna-se tão atual quanto aos cristãos daquela época para que conservemos a viva esperança do retorno do nosso consumador da fé: JESUS!
HEBREUS 
Por 
Waldeck Henrique Silva do Amaral



Um comentário:

  1. Luciano de Jesus de Oliveira
    Contextualização com os dias de hoje do Livro dos hebreus
    Lendo a epístola, podemos delinear o problema que deu ensejo à sua produção. Os hebreus, a quem a carta foi destinada, eram judeus que, tendo se convertido ao cristianismo, se sentiam tentados a recuar, retornando ao judaísmo. Estavam em uma situação de paralisação espiritual. Viviam em um dilema e, com isso, não cresciam espiritualmente (Hebreus 5.11-14). O autor escreveu para mostrar a esses irmãos que eles estavam livres da antiga aliança. Tal propósito era de grande envergadura. Se já era difícil provar aos gentios convertidos que eles não precisavam observar a lei, quão árdua seria a tarefa de demonstrar o mesmo princípio para judeus cristãos! Eles estavam presos ao passado, buscando a volta de um judaísmo procurando regalias As realidades da graça já eram presentes. Contudo, ainda se encontravam no futuro para aqueles que hesitavam em relação à apropriação das mesmas.

    O problema dos hebreus consistia no apego a algo bom. Como disse o apóstolo Paulo em Romanos 7, "a lei é santa e o mandamento é santo, justo e bom". O apego ao que é bom pode nos privar daquilo que é melhor. A epístola vem mostrar "o melhor" para os hebreus. Esta é a palavra chave da carta. As expressões "superior", ou "tão superior", ou "maior" ou "mais excelente", variando conforme a tradução, também são freqüentes e demonstram o pensamento do autor no seu esforço por apresentar a superioridade de Cristo e do evangelho no confronto com a lei e a Antiga aliança.
    Hoje vivemos um aspecto semelhante em nossos dias ao invés de corrermos para carreira que nos esta proposta em cristo Jesus, muitos procuram satisfação pessoal e sucesso e diversas áreas da vida, e quando isso não ocorre acabam apostatando da fé porque veem que as supostas promessas do pai não se cumpriram, assim como no livro de Hebreus eles aguardam as promessas de Deus de regalias para os dias atuais e não uma esperança por um reino que não seria um reino dinástico e sim um reino espiritual.
    Por tanto a epístola é tanto útil à exortação dos cristãos da época quanto a edificação do corpo de cristo hoje.

    ResponderExcluir