quarta-feira, 10 de julho de 2013

Jesus é o caminho!


João 14:6
"Eu sou o caminho..."

Chegamos ao momento das despedidas de Jesus dos seus discípulos, a partir de agora até a sua crucificação, Ele restringe seus ensinos ao grupo particular dos seus discípulos, procurando lhes dar diretrizes que pudessem fazê-los crescer, pois este é uma das diretrizes para o discipulado: O CRESCIMENTO! Dentre essas diretrizes, Jesus fala aos seus discípulos que Ele é o caminho. Enquanto Roma alegava que os seus caminhos ( suas estradas construídas com a finalidade de locomover com rapidez  e eficiência suas tropas até aos povos que ela pretendia conquistar) iniciadas com César Augusto alegando que levaria a "paz augustuana" e isso por meio de suas guerras, prosseguidas pelos imperadores posteriores, esses caminhos foram trilhados por homens e mulheres que estavam no verdadeiro caminho que é Cristo. Paulo, o grande evangelista utilizou essas estradas romanas para divulgar e propagar o nome de Cristo! É importante que sempre estejamos nesse caminho, pois diferente das estradas romanas que hoje são restos arqueológicos, ESSE CAMINHO continua atual e novo a cada dia. Mas do que andar, precisamos caminhar por esse caminho e continuar a propagar esse caminho nas nossas vidas.
Por que Caminho? Imagine viver num mundo sem caminhos, ruas ou estradas? As pessoas ficariam distanciadas e não viveriam em comunhão, pois o caminho nos liga e nos aproxima das pessoas. É impossível caminhar com Cristo e estar distanciado das pessoas, o caminho sempre nos leva a alguém e traz as pessoas até nós. Você está ligado ou distanciado das pessoas? 
As estradas sempre trazem consigo o desenvolvimento às populações que estão ao seu redor. Roma pretendia fortalecer e desenvolver com o seu progresso as terras dominadas pelos seus soldados e estabelecia nessas terras os seus soldados aposentados para viverem aí, fazendo com isso que o progresso romano também fosse experimentado nessas localidades. Quando caminhamos com Cristo, o crescimento espiritual e físico é uma consequência natural nas nossas vidas. Com Cristo, o crescimento é uma consequência natural desse caminho.
E também, não é fácil construir caminhos/estradas, pois é necessário atentar para a topografia do local, além das condições do solo e a estrada precisa obedecer aos padrões técnicos, pois caso contrário, elas se desfarão. Os caminhos construídos pelos homens em algum momento se deteriorarão, mas o caminho construído por Deus perdurará para a eternidade!


Deixe Cristo ser o construtor do seu caminho e da sua vida, pois assim você vivenciará a verdadeira felicidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário