quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Real situação no Egito!!!!

SAT-7 CEO ComentárioCompreender a situação atual no Egito- Escrito por Dr. Terence Ascott, CEO e Fundador, SAT-7 Internacional

Nicosia, 18:00 CET, 15 ago 2013
Muitos de nós envolvidos no ministério cristão no Egito estão revoltados com os mal-entendidos sobre a situação no Egito está sendo propagada pelos meios de comunicação internacionais, mesmo normalmente equilibradas, como a BBC, e do jeito que tem, em geral, retratou a Irmandade Muçulmana como vítimas da injustiça.
Então, em nome de mim mesmo, Ramez Atallah (Secretário-Geral da Sociedade Bíblica do Egito), Pastor Fayez Ishaq (parte da equipe de liderança em Kasr El Dubarrah Igreja Evangélica), outros líderes de ministério no Egito e na liderança do Middle East Concern, por favor, permita-me a pintar um quadro geral do que vem acontecendo em relação ao ano passado ou assim:
Sim, o ex-presidente Morsi foi eleito "democraticamente" em junho de 2012, mas somente o mais fino das maiorias, e apenas 13 milhões de pessoas (de uma população total de 83 milhões) votaram em Morsi em tudo. E ainda assim ele tomou isso como um mandato para fazer o que ele queria, com um winner-takes-all atitude. Seu novo governo não era inclusiva e ele rapidamente nomeou ex-líderes da Irmandade Muçulmana (alguns com condenações anteriores à violência ou incitação à violência) para servir como governadores regionais ou ministros do governo. Em novembro de 2012, que ilegalmente se deu novas amplos poderes para agir, sem censura, e correu através de uma nova Constituição pró-islâmico, apesar dos protestos e boicotes de liberais, moderados muçulmanos e cristãos, e então ele se recusou a convocar novas eleições - como tinha previamente acordado para fazer depois de uma nova Constituição tinha sido aprovada.
E, claro, a economia foi muito mal gerido pelos novos Ministros, cuja única qualificação aparente para o escritório foi o fato de que eles eram partidários da Irmandade Muçulmana. Até o final de 2012, a infraestrutura do país tinha começado a desmoronar, energia e combustíveis suprimentos tornou-se incerto, os preços dos produtos básicos subiram e Egito lutou para ficar tão necessário financiamento internacional.
Até 30 de junho de 2013, no primeiro aniversário da eleição de Morsi ao escritório, o povo egípcio tinha o suficiente! Talvez como muitos como 30 milhões de pessoas saíram para protestar contra Morsi continuar no cargo - isso incluía muitas pessoas que votaram para Morsi um ano antes e, mesmo que o número de 30 milhões de euros não pode ser verificada de forma independente, é claro que o número de pessoas na rua era muito mais do que o número de pessoas que nunca tinham votado para Morsi. Mas, ao contrário do presidente de qualquer democracia normal, ele se recusou a ir, ou até mesmo buscar um mandato renovado através de novas eleições - confirmando a muitos que a Irmandade Muçulmana foram apenas usando a nova democracia no Egito para estabelecer uma teocracia.
Em uma situação como esta, a última linha de defesa para a democracia é o exército. Só eles têm o poder de re-iniciar o processo democrático e, por (muito) a demanda popular e com a devida antecedência, o exército fez intervir e remover o ex-presidente - para o deleite absoluto e alívio da maioria dos egípcios!
Nas últimas seis semanas a Irmandade Muçulmana tem ocupado uma série de espaços públicos, para demonstrar para a reintegração do ex-presidente (atualmente sendo realizada pelo Exército e enfrentando acusações relacionadas a abuso de poder, incluindo o material substancial e apoio de inteligência para o Hamas) . Ao contrário da ocupação pacífica da Praça Tahrir por manifestantes em janeiro de 2011, e novamente no final de Junho de 2013, estas ocupações da Irmandade Muçulmana foram dominados por apelos à violência contra o exército, a polícia, os liberais e, especificamente, os cristãos coptas no Egito - tudo resultando na violência testemunhada no dia 14 de agosto, quando delegacias de polícia, hospitais, particulares e bens públicos foram destruídos. Muitas igrejas cristãs (pelo menos 40 até agora), casas e empresas também foram atacadas, assim como um mosteiro, três sociedades religiosas, três livrarias fundamentais pertencentes à Sociedade Bíblica do Egito, três escolas cristãs e um orfanato.

 
Cenas de distúrbios civis desta semana:Mensagem em uma casa egípcia sul lê "Amai os vossos inimigos. Vamos rezar com fervor. "Mensagem em uma casa egípcia sul lê "Amai os vossos inimigos. Vamos rezar com fervor."

      

 Message on a southern Egyptian home reads "Love your enemies. We will pray fervently."
A Igreja Ortodoxa Copta, Papa, HH Tawadrous II fez uma declaração sobre os ataques a igrejas esta semana, dizendo que "este foi o esperado e, como os egípcios e os cristãos, estamos considerando nossas igrejas como um sacrifício a ser feito para o nosso amado Egito" . Outros líderes da igreja fizeram declarações semelhantes, sublinhando que igrejas não fazem a Igreja, mas a Igreja é o Corpo de Cristo, feita de pessoas que têm a sua fé nEle, e que está ficando mais forte à medida que passa através destes tempos difíceis.
Também é importante e encorajador notar que alguns muçulmanos foi para proteger as igrejas e que, em troca, muitos cristãos, em seguida, enviou mensagens aos seus concidadãos muçulmanos, dizendo: "os edifícios podem ser reconstruídos novamente, mas você não tem preço, portanto, fique seguro, e não se preocupe com as igrejas ". E o governo egípcio anunciou também hoje que o Estado assumiria a responsabilidade financeira para a reconstrução das igrejas danificadas.
A Irmandade Muçulmana têm sido, e continuam a ser muito eficaz em retratar-se como vítimas aos meios de comunicação, apontando como Morsi tinha sido "democraticamente" eleitos e que o exército "golpe" foi um grande revés para o progresso democrático do país. Eles sabem que botões apertar com a imprensa ocidental e esta parece ser a versão que a maioria do mundo é ouvir - mas não é uma versão da verdade que ressoa com a grande maioria dos egípcios.
E, enquanto a perda de vidas nos últimos dias tem sido mais lamentável que não tenha sido apenas simpatizantes da Irmandade Muçulmana que morreram, e não houve relato escassa sobre as tentativas da Irmandade Muçulmana para desestabilizar o Egito, os seus apelos à violência contra o governo e seus defensores, e tem havido uma total falta de informação sobre as armas que a Irmandade tinha nos campos e usado contra o exército, uma vez que procurou desmantelar o sit-ins.
Para encerrar, eu posso pedir suas orações para este importante país - a maior do mundo árabe, com a maior comunidade cristã no Oriente Médio.
Por favor, orem para que:

    
A violência atual vai acabar em breve
    
A regra eficaz da lei e ordem será restabelecida para o benefício de todos os cidadãos
    
Haverá uma protecção eficaz da igreja e outros bens contra ataques de extremistas
    
Egito será governado para o benefício de todos os seus cidadãos, com pessoas de diferentes convicções capazes de viver lado a lado em paz

    Cristãos egípcios terão a oportunidade de desempenhar um papel cada vez mais importante e eficaz no atendimento das necessidades de todos os egípcios e ajudando a trazer cura e reconciliação no país

Fonte: https://www.sat7usa.org/understanding-the-present-situation-in-egypt

Nenhum comentário:

Postar um comentário