domingo, 29 de setembro de 2013

BUSCANDO O NECESSÁRIO E NÃO O IMPORTANTE!


Marta / Maria (CC)

38 Jesus e os discípulos seguiam o seu caminho. Ao entrarem numa aldeia, uma mulher chamada Marta recebeu Jesus em sua casa. 39 Ela tinha uma irmã chamada Maria, que se sentou aos pés do Senhor para o ouvir. 40 Ora Marta andava muito atarefada, por ter muito que fazer. Aproximou-se e disse: Senhor, não te preocupa que a minha irmã me deixe só com todo o trabalho? Diz-lhe então que me venha ajudar. 41 Mas Jesus respondeu: Marta, Marta, andas preocupada e aflita com tantas coisas, 42 quando uma só é necessária. Maria escolheu a melhor parte, que não lhe será tirada."

"Em um primeiro momento, vejamos as diferenças do ponto de vista semântico: segundo o dicionário Aurélio, importante é aquilo que merece consideração e necessário é algo que não se pode dispensar." Geralmente, importante tem a ver com os nossos interesses individuais, particulares; já necessária, é algo que vai gerar consequências no coletivo. Deus promete que sempre nos dará o que é necessário à nossa existência, o que realmente precisamos e não o que queremos!
Duas irmãs que recebem Jesus em sua casa, enquanto uma "queda-se" (senta-se tranquilamente) aos pés de Jesus, a outra agitava-se com muitos serviços. Uma buscava o que é necessário, enquanto a outra tentava ansiosamente resolver e atender as demandas de todos que estavam em sua casa, ou seja, procurava focar no que aparentemente era importante naquele momento. Quando Marta percebeu que não dava conta de todos os afazeres, ela faz o que deveria ter feito desde o início: "aproxima-se de Jesus!" Porém, ainda focando o que ela achava importante e pede para que Jesus mande sua irmã lhe ajudar, no entanto, Jesus lhe dá uma lição: "Marta, não se enfade e se canse com tantas coisas, pois, apenas uma é necessária: ela deveria colocar toda sua ansiedade aos pés de Jesus como fez Maria, pois isso era o necessário para tranquilizar a sua vida.
Deus fala mais uma vez conosco para priorizarmos o que realmente é importante: descansar e confiar em Jesus Cristo, pois Ele sabe o que é necessário para cada um de nós!
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário