sábado, 11 de janeiro de 2014

“TREINAR PRA QUÊ???????????????????????????????????”

“TREINAR PRA QUÊ???????????????????????????????????”
                                 
                                   Esse foi o jargão de um grande jogador de futebol brasileiro para compensar as suas faltas e atrasos aos treinamentos dos clubes por onde ele passou. No entanto, a boa colocação na área e a capacidade técnica adquiridas por ele foram aperfeiçoadas pelos treinamentos técnicos e táticos realizados desde a sua infância e, embora ele tenha sido como jogador uma das raras exceções que verificamos no decorrer da história, caso ele não fosse treinado e direcionado por alguém, não se tornaria campeão mundial de futebol e eleito melhor jogador pela FIFA!
                                Certa vez ouvi de um obreiro: “Pra que tanta oficina! Eu não sou carro velho!” se referindo aos seminários e oficinas realizados pelas Secretarias da Região e, da mesma situação que o atleta acima, muitos de nós, conforme a idade vai avançando, achamos que somos auto-suficientes, mas isso é uma armadilha, pois sempre há algo a se aprender. Como professor de educação física e treinador de desportos vivenciei que quanto mais se treina determinada técnica, mais condições de acertos teremos no momento do “jogo”. A igreja não pode escusar-se de treinar os atletas de Cristo, pois o nosso jogo é o jogo da vida. Precisamos alocar as pessoas em cada “posição” para as quais elas têm aptidão espiritual e técnica para atuar, pois caso contrário elas não renderão o que podem, causando frustração e decepção.

                             A igreja metodista wesleyana trabalha com 5 departamentos: ADULTOS, JOVENS, ADOLESCENTES, PRÉ ADOLESCENTES E CRIANÇAS, além do que, há previsão estatutária para a utilização dos MINISTÉRIOS, nós precisamos fazer esses departamentos funcionarem, por isso é fundamental está nutrindo cada líder e conselheiro local de ferramentas e capacidades para que ele possa desenvolver o seu melhor trabalho. Certa vez ouvi e guardei até hoje uma frase do bispo Roberto Amaral: “... só podemos cobrar de quem damos condições para o trabalho...” Por isso, pastores e líderes vamos investir em nossas lideranças para que ao final, não apenas deste ano, mas das vidas das pessoas elas possam olhar para a sua história e vejam que valeu apena jogar na seleção de Cristo! A primeira coisa é investir na liderança, mesmo que não haja nenhum membro para o departamento, mas aguardando a chegada das multidões que virão para as nossas igrejas, devemos já estar com a liderança preparada para recebê-los! Em seguida, preparar o espaço físico para a recepção dessas pessoas. Como é maravilhoso jogar numa quadra ou num campo de futebol de excelência! Vamos focar em melhorar nossas salas de aula  e templos com recursos para que tanto a liderança quanto os liderados possam dar o seu melhor para o crescimento do Reino de Deus. Tenho ouvido de alguns líderes que nas suas igrejas não têm necessidade de Conselheiro de Crianças, de Pré Adolescente e de Adolescentes, pois não há nenhuma pessoa na igreja nessa faixa etária. Mas e ao seu redor (adjacente)???????? Vamos então buscá-los! Por isso cada um, dentro da sua realidade deve traçar um plano para estruturar e desenvolver cada um dos Departamentos da nossa denominação e estabelecer com esses departamentos metas a serem alcançadas em curto, médio e longo prazo, pois “Quem não sabe para onde vai, nunca chega a lugar nenhum!” Caso um dos departamentos não esteja ativo em sua igreja, peça orientação e direção ao Espírito Santo e comece a trabalhar o líder ou Conselheiro e junto com ele trace um programa para a sua igreja e verás que, com oração e a direção de Deus, em pouco tempo haverá um grande grupo de pessoas a mais servindo ao Senhor na sua igreja.
                                Por isso, aproveite para enviar sua liderança aos eventos regionais, pois eles estarão recebendo recursos técnicos e táticos para poderem realizar melhor o seu trabalho e também manterão contatos com outros líderes locais que em comunhão partilharão a direção que Deus lhes tem dado, além disso, a sua presença junto com ele lhe dará a confiança de que o seu técnico humano também está ao seu lado e, como é bom para o líder saber que não está só, bem como sempre há algo novo para aprendermos!




JOSÉ SANDOVAL BEZERRA

Secretário Regional de Educação Cristã.

Nenhum comentário:

Postar um comentário