sábado, 29 de agosto de 2015

A IMPORTÂNCIA DA INTERPRETAÇÃO BÍBLICA.




                                                 INTERPRETAÇÃO BÍBLICA.

A interpretação da Bíblia deve ser feita obedecendo as regras da Hermeneutica Bíblica, caso contrário, cada um poderá torcer o texto para dizer exatamente o que ele intérprete quer que diga, quando na realidade, o texto precisa nos transmitir o que Deus objetivou quando inspirou os autores bíblicos a produzirem o texto para nós!
Em primeiro lugar, devemos ter em mente os costumes e as tradições praticadas dentro do ambiente que o texto reproduz e também o ambiente em que ele passou a ser documento escrito, pois ambos ambiente nos ajudarão a compreender detalhes da passagem dentro de sua realidade histórica. Devemos lembrar que o texto apresenta um ambiente histórico distinto saúde que vivemos na atualidade. Alguns padrões culturais são completamente distinto do ambiente hodierno.
Além disso, é preciso lembrar que o texto foi produzido numa língua distinta da nossa, que possui suas regras e gramáticas próprias. Possuímos uma tradução em nossas mãos que usou como base uma outra tradução, pois não possuímos o texto autógrafo. Há de se elucidar que existem centenas de manuscritos antigos que tem ajudado muito hoje o intérprete bíblico à se aproximar da ideia transmitida por Deus aos homens inspirados pelo Espírito Santo que pretende instruir o homem de Deus nas coisas de Deus. O bom seria que o intérprete bíblico tivesse amplo conhecimento nas línguas maternas do texto sacro. No entanto, não ter este conhecimento, não implica afirmar como fazem alguns de que é impossível uma boa interpretação bíblica! Com a variedade de versões acessíveis no mercado, bem como com a presença de bons dicionários, chaves bíblicas, concordâncias, comentários, etc. e, aplicando  os princípios da razoabilidade, da lógica, etc. , pode sim o intérprete realizar com eficácia o seu trabalho: Interpretar a vontade de Deus para o homem em qualquer época com a produção do texto Sagrado!

José Sandoval Bezerra, pastor, professor e teólogo.

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. De fato o que temos visto são “intérpretes” que torcem o texto bíblico para se adequar a sua realidade, em beneficio próprio, ou até mesmo por falta de interesse. Infelizmente muitas pessoas não procuram ter uma vida de oração e muito menos se dedicam a leitura da Bíblia, como interpretar sem ler? O interesse pela leitura nos impulsiona a buscar melhor entendimento do texto, e para isso realmente se faz necessário o uso de ferramentas como bons dicionários, comentários e outros. Lembrando sempre que Deus nos fala o que precisamos ouvir e não o que queremos ouvir.
    Graça e Paz

    ResponderExcluir
  3. Hoje vemos muitas pessoas usando a bíblia para manipular. Interpretam a sua maneira para que um pensamento prevaleça. Vejo uns pregadores lendo apenas um versículo antes de pregar e não fala nele um minuto, ignorando a história e todo contexto. Pessoas que pregam sem responsabilidade de transmitir a mensagem de Deus, que é verdadeira.

    ResponderExcluir