quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Não há pão na casa do pão

NÃO HÁ PÃO NA CASA DO PÃO.
Rute 1:1-6

I – INTRODUÇÃO: A presença de Deus tem deixado de ser prioridade na Igreja Moderna. Estamos com padarias abertas, mas não tem pão. Apenas gostamos do bate-papo ao redor dos fornos frios (sem fogo, ou quando há fogo, é um fogo estranho). Em alguns lugares, as pessoas ficam olhando, recolhendo e comendo as migalhas que sobram do passado.
                    No dia em que Jesus entrou triunfantemente em Jerusalém, com certeza, Ele passou em frente ao Templo construído por Herodes, os fariseus ficaram indignados com o barulho das pessoas, pois perturbou o seu culto religioso dentro do Templo onde Deus não estava presente, mas sim lá fora. Lá dentro eles oravam pedindo o Messias, no entanto, Ele passava do lado de fora.
                    Por que as pessoas deixam a Casa do Pão?
II – NÃO HAVIA MAIS PÃO NA CASA: Noemi, seu marido e seus dois filhos saíram e casa e foram para Moabe, porque havia fome em Belém. O significado do nome em hebraico é CASA DO PÃO. A razão porque eles deixaram à casa do pão era que não havia mais pão.
                    O pão era parte das práticas do Templo, era prova da presença do Senhor: o pão da proposição, o pão da presença de Deus (Números 4:7). A melhor tradução para pão da proposição seria “pão da manifestação”. Um símbolo da presença de Deus. Será que temos a presença de Deus em nossas vidas? (Veja o exemplo da figueira estéril – “Ele vendo de longe uma figueira com folhas, foi ver se nela... havia frutos” – Mc. 11:13).
                    Camuflamos nosso vazio assim como faziam os religiosos nos dias de Jesus, mantendo o véu no lugar tradicional, mesmo não estando à Arca da Aliança por detrás dele. Deus precisa rasgar também o véu de nossas carnes e mostrar o nosso interior vazio, só assim Ele poderá nos encher. Ele poderá nos dar o PÃO DA VIDA.
III – EM MOABE ELES PROCURARAM PÃO, MAS MOABE NÃO É O LUGAR DO PÃO: A escassez de alimento levou Elimeleque e sua família mudarem-se para onde, aparentemente, houvesse alimento, é de presumir, havia razoável suprimento para as necessidades básicas da vida.
                    O vs. 1 nos diz que esta narrativa aconteceu nos dias dos Juízes, provavelmente nos dias de Gideão. Em comparação com o livro de Juízes, podemos entender porque havia falta da pão (O povo fazia o que era mau aos olhos do Senhor...). A fome era um dos instrumentos de julgamento nas mãos de Deus; e os eventos gerais quanto pessoais, com freqüência são determinados por algum modo de julgamento do pecado.
                    Significado dos 4 nomes:
ELIMELEQUE: Meu Deus é Rei;
NOEMI: A feliz ou querida;
MALOM: Enfermidade;
QUILIOM: fraqueza ou debilidade (dependendo da tradução);
IV – A VIDA SEM DEUS É UM GRANDE ENGANO: Noemi perdeu seu marido, seus dois filhos e também o seu nome, pois passou a se chamar Mara (Rute 1:20). Sem Deus, perdemos tudo, inclusive a VIDA. Moabe é um lugar cruel. Moabe furtará tudo o que você tiver.
V – UM RUMOR (notícia) CHEGOU EM MOABE: ...”Ouviu que o Senhor se lembrara do seu povo, dando-lhe pão.” Retornar é a idéia chave aqui. Retornar a alegria; retornar a casa; retornar à esposa; retornar aos pais; retornar aos filhos e principalmente, retornar a Deus.
                    Existe um murmúrio que percorre cada comunidade, aldeia e cidade do mundo. Desce pelas encostas, pelas montanhas e lugares onde os homens habitam. É o murmúrio dos famintos. Se somente um deles ouvisse um boato de que o Pão está de volta à Casa do Pão, a noticia se espalharia como uma onda de eletricidade, na velocidade da luz. As novidades sobre o Pão correriam de casa em casa, de um lugar para outro instantaneamente. Nossas igrejas não conseguirão comportar todos os famintos do mundo. Para isso ocorrer é só pedirmos a Deus que retorne o Seu Pão às nossas vidas.
VI – CONCLUSÃO: Duas coisas acontecem quando o Pão da presença de Deus é restaurado na Igreja. Noemi foi a pródiga que deixou a Casa do Pão quando a mesa ficou vazia. Entretanto, quando ouviu que Deus havia restaurado o Pão em Belém, a Casa do Pão, rapidamente retornou. OS PRÓDIGOS VOLTARÃO DE MOABE, QUANDO SOUBEREM QUE O PÃO ESTÁ DE VOLTA EM CASA E NÃO VOLTARÃO SOZINHOS. Noemi voltou à Casa do Pão acompanhada de Rute, que nunca havia estado lá antes. Aqueles que nunca vieram, virão.   

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

A família no plano de Deus


                    A família:

                    A família é uma comunidade constituída por um homem e uma mulher, unidos por laço matrimonial e pelos filhos nascidos dessa união.
                   
I – O PLANO DIVINO PARA O CASAMENTO:
                    Deus estabeleceu conselhos e princípios flexíveis que visam orientar e fazer da família uma AGRADÁVEL, COMPENSADORA E EDIFICANTE EXPERIÊNCIA.
                    Ec. 9:9 – “Goza a vida com a mulher que amas, todos os dias da tua vida...”
                    O casamento é a solução para a solidão.
a. A solidão é prejudicial – após a conclusão de toda a criação, diz a Bíblia que DEUS ACHOU TUDO ISSO BOM ( cap. 1 de Gn.), mas algo no sexto dia Ele não achou bom: “Não é bom que o homem esteja só.”
                    O homem é um ser bio-psico-social.
                    Jesus não gosta de solidão, pois Ele disse: “O Pai nunca me deixa só”.
                    Pv. 18:22 diz: “O que acha uma mulher acha uma coisa boa.”
                    Ec. 4:9 – “Melhor é serem dois do que um, porque se um cair o outro levanta. Porém,, se os dois dormirem junto, eles se aquentarão, mas se um só, como se aquecerá.”
                    Vendo a necessidade do homem, DEUS COMEÇOU A TRABALHAR. O Senhor fez da costela de Adão uma linda mulher, uma COMPANHEIRA criada por Deus para o homem.
                    Ela não foi tirada da cabeça ou do pé, mas do seu lado para ser semelhante a ele e perto do coração para ser amada por ele.
                    Hoje o homem se casa e a solidão continua. O homem que está tão ocupado e não tem tempo para a sua família, está contrariando o plano do Senhor para a família.
“Pelas ruas da cidade pessoas andam num vai e vem. Não vêem cair a tarde vão nos seus passos como reféns. De uma vida sem saída vida sem vida mal ou bem. Pelos banco desses parques ninguém se toca sem perceber que onde o sol se esconde o horizonte tenta dizer: Que há sempre um novo dia, em cada dia, em cada ser. Não é preciso uma verdade nova, uma aventura pra encontrar nas luzes que se acendem um brilho eterno. E dar as mãos e dar de si alem do próprio gesto e descobrir feliz, que o amor esconde outro universo.”

                    Maridos e esposas que não têm tempos uns para os outros e para os filhos esquecem-se:
1º - Do tempo de namorados e de noivos;
2º - Do diálogo;
3º - De elogiar;
4º - Das datas especiais;
5º - De amar. Ec. 9:9a . Goza a vida com a mulher...

II – PRINCÍPIOS PARA UMA FAMÍLIA BEM-SUCEDIDA:
a.       Por isso deixará o homem pai e mãe (Gn.2:24-25). É necessário um DEIXAR emocional por parte dos recém-casados. O homem com a mulher precisam cortar o cordão umbilical, romperem os laços de dependência emocional dos pais.
b.      Se une à sua mulher... (Gn.2:24). A palavra UNE significa cimentar, indicando a natureza permanente do casamento. As duas pessoas estão coladas uma na outra. Ex.: Duas folhas coloridas coladas. Deus quer que o marido e a esposa vivam juntos, tenham comunhão e, auxiliando-se mutuamente. Isso pode ser alcançado? Isso acontece na sua casa?

                    Analisemos alguns fatos:
  • I Pe. 3:1 - ...Vós mulheres, sede submissas a vossos próprios maridos ... Submissão é colocar-se sob a autoridade de outrem.
  • I Pe. 3:3 – A beleza das esposas não seja o enfeite exterior...
  • I Pe. 3:7 – IGUALMENTE, vós maridos... vivei com elas..., dando honra à mulher, como vaso mais frágil, e como sendo elas herdeiras convosco da graça e da vida, para que não sejam impedidas as vossas orações.
  • Ef. 5:25 – Vós maridos, amai a vossas mulheres, como também Cristo amou a Igreja...
  • Ef. 5:28 - ... devem os maridos amar as suas próprias mulheres, como a seus próprios corpos.

c.       Para evitar a fornicação.
d.      Para receberem graça juntos; Pedro diz: “Por isso que sois juntamente herdeiros da mesma graça de vida.”          

                    Em outras palavras, Deus se deleita em ver o marido e a esposa servindo juntos à Ele.
                    Deus procura Áquila e Priscila.
  • At. 18:2;
  • At. 18:18;
  • At. 18:26;
  • Rm. 16:3;
  • I Co. 16:19;
  • 2 Tm. 4:19.

terça-feira, 16 de novembro de 2010

Caminhemos em frente povo wesleyano

                      Estamos nos aproximando de um momento histórico na vida da Igreja Metodista Wesleyana, momento este em que será Constituída a 6ª Região Eclesiástica, mais um marco do projeto de Deus de crescimento e avanço desta obra dado aos primeiros wesleyanos no início de 1967. Esta Região já nasce grande, com 119 igrejas e quase 21.000 membros. Oremos para que Deus abençoe o Reverendíssimo Bispo Roberto Amaral no desenvolvimento desta obra.
                       Cada wesleyano, clérigo ou leigo, é um auxiliador do nosso bispo para a propagação e desenvolvimento do Reino de Deus através da obra wesleyana. Ainda há um vasto território no Rio de Janeiro para ser alcançado pelo Evangelho. Não são as UPPs que vão mudar as comunidades, mas sim o poder transformador da Palavra de Deus, a comunidade muda quando os homens são mudados em seus interiores. Tenhamos como projeto a implantação de uma Igreja wesleyana nas cidades ou bairros em que, de preferência, não haja a presença de uma igreja evangélica.
                        O "ide" de Jesus continua sendo o principal compromisso de cada cristão com o Seu Senhor e a implantação de comunidades cristãs sólidas o nosso objetivo como Igreja.