Teologia é o estudo reflexivo sobre Deus com base em sua revelação ao homem no decorrer da história. Essa revelação se dá por meio dos Escritos Sagrados (textos canônicos), dos dogmas produzidos no transcorrer da história da Igreja como interpretação e sistematização dos conceitos bíblicos e de sua revelação contínua ao homem que o procura no transcorrer da história¹. Em primeiro lugar, a teologia nasce da fé, pois, ela tem como premissa a convicção de que Deus não permaneceu e nem permanece calado no percurso da história humana, manifestando-se ao homem através de Sua Palavra, como diz Barth: “... Deus age e, agindo, fala.” (p.19); ela também é fruto da compreensão que o homem faz de suas manifestações (geral ou natural e especial) por meio da sistematização de conceitos por ele apreendidos e, para isso ele racionaliza tais conceitos e os expõem de maneira que outros possam assimilar. Por isso, fé e razão são imprescindíveis para se fazer teologia. Teologia é racional porque ela explica os elementos constituintes da fé por meio das ferramentas e métodos da razão. Para isso, ela se utiliza da hermenêutica contextualizando e analisando os princípios da fé dentro da história. No entanto, há um limite para a razão e quando esse limite chega, precisamos subordinar nossas dúvidas à fé!
Dentro do mundo moderno em que, tudo passa pelo grifo do método empírico ou método racional (método científico), a teologia não poderia ficar alienada dessa nova realidade, correndo o risco de ser descartada como princípio de verdade. Para isso, ela necessitou se organizar, sistematizar-se e, se quisesse alcançar o status de ciência, precisaria estabelecer métodos próprios que lhe conferissem a credibilidade de Ciência. Fé e razão são elementos inseparáveis do método teológico, pois a fé é a confiança na Revelação de Deus na história, já a razão faz o intercâmbio dessa revelação para a atualidade se utilizando dos elementos filosóficos e científicos para lhe dar forma na atualidade.
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¹ BARTH, K. Introdução à Teologia Evangélica. São Leopoldo, Sinodal, 1996.
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