terça-feira, 7 de março de 2017

O CORAÇÃO REPLETO DE FERIDAS.

O CORAÇÃO REPLETO DE FERIDAS.
1 Co. 13:4-5
I – INTRODUÇÃO: Em 1986, o pelicano era o navio mais indesejado do mundo. Desde então, ele tem sido o vagabundo dos mares. Ninguém o quer. O Sri Lanka não o quer. As Bermudas não o querem. A República Dominicana o expulsou. As mesmas coisas fizeram a Holanda, as Antilhas e Honduras. O problema não é o navio. Embora enferrujado e inoportuno, o cargueiro de 466 pés apresenta boas condições de navegação. O problema não é a propriedade do navio. Os proprietários atualizaram a licença e as taxas foram pagas. O problema não é a tripulação. Eles podem sentir-se indesejados, mas não são ineficientes.
Então, qual é o problema? Qual é a causa de para anos de rejeição? Por que o Pelicano se tornou o navio mais indesejado do mundo? É SIMPLES. ELE ESTÁ CHEIO DE LIXO. QUINZE MIL TONELADAS DE LIXO. CASCAS DE LARANJA. GARRAFAS DE CERVEJA. JORNAIS. RESTOS DE CACHORROS-QUENTES. O lixo do longo verão da Filadélfia de 1986. Foi quando os trabalhadores municipais fizeram greve e o lixo cresceu mais e mais. Foi quando o estado da Geórgia o recusou e Nova Jersey não o quis. Ninguém quis o lixo da Filadélfia.
 Foi assim que o Pelicano entrou em cena. Os proprietários pensaram que ganhariam um dinheiro fácil com o transporte do lixo. O material foi queimado e o navio foi carregado com as cinzas. Mas ninguém as quer. No início, o problema era sua grande quantidade. No final, era um lixo muito antigo. Quem vai querer lixo potencialmente tóxico?
A situação do Pelicano é uma prova. Navios cheios de lixo encontram poucos amigos. A situação do Pelicano é uma parábola. Coração cheios de lixo não tem melhor sorte.
II – UMA VIDA CHEIA DE LIXO: Imagino que alguém pode se comparar ao Pelicano. Será que você também não é rejeitado no cais? Será que não está navegando para longe dos seus amigos e parentes? Se for assim, você deve verificar a bagagem que está em seu coração. Quem vai querer oferecer espaço no cais para um coração que cheira mal? A vida tem seu próprio modo de descarregar o seu lixo no convés de nosso navio. O seu marido trabalha muito; a sua esposa reclama muito; o seu chefe exige muito; os seus filhos choramingam muito. O resultado? Lixo. Cargas e mais cargas de ira; culpa; pessimismo; amargura; intolerância; ansiedade; decepção; impaciência. Tudo isso vai se acumulando.
O lixo nos afeta; contamina nossos relacionamentos. Foi assim com Caim. Teve ira em sua mente antes de ter sangue em suas mãos. E Marta? Marta apresentou uma atitude intrometida, antes de mostrar-se contenciosa com a sua língua. E o que dizer dos fariseus? Eles mataram Cristo em seus corações antes de assassiná-lo na cruz.
Preste atenção: “Os pensamentos de hoje serão as ações de amanhã.”
·         O ciúme de hoje será o ataque temperamental de amanhã.
·         A intolerância de hoje será o crime odioso de amanhã.
·         A ira de hoje será a brutalidade de amanhã.
·         A luxúria de hoje será o adultério de amanhã.
·         A cobiça de hoje será a fraude de amanhã.
·         A culpa de hoje será o medo de amanhã.
III – EVITE ESTA CARGA: Os pensamentos de hoje são as ações de amanhã. É por isso que Paulo escreve: “O amor... não guarda mágoas.” (1.Co. 13:5) ? Mantenha o lixo a bordo, e as pessoas sentirão o seu mau cheiro. Os problemas do Pelicano começaram com o primeiro carregamento. A tripulação deveria tê-lo rejeitado desde o início. A vida de todos a bordo teria sido muito mais fácil se não tivessem permitido que o lixo se acumulasse.
A vida será melhor para você se fizer o mesmo. Nunca esqueça que temos opção: você pode decidir não acumular o lixo como, “não vou ficar de mau-humor (estou); não vou ficar sem disposição (está).” Paulo diz que devemos levar cativo todo entendimento à obediência de Cristo. (2 Co.10:5). Quando o lixo pedir entrada em seu navio, vire para ele e diga: Este coração pertence a Deus e vocês (tristeza, dor, sofrimento, ira, culpa, egoísmo, raiva, etc.) não vão subir a bordo!
IV – JESUS FOI NOSSO EXEMPLO: Muitos pensamentos contrários cruzaram o caminho de Jesus. Jesus tinha acabado de profetizar sua morte, sepultamento e ressurreição, mas Pedro não conseguia suportar tais pensamentos. (Mt. 16:22-23).
Você percebe a determinação de Jesus? Um pensamento impuro, um lixo, cruza seu caminho. Ele é tentado a aceitá-lo. Uma vida sem cruz seria agradável. Mas o que Ele faz? Levanta-se na prancha do convés e diz: ”Para trás de mim”. Como se dissesse “você não tem permissão para entrar em minha mente”.   E se você fizesse isso? E se você aprisionasse cada pensamento? E se impedisse que qualquer lixo entrasse em sua mente? E se seguisse o conselho de Salomão: ”Tenha cuidado com o que você pensa, pois a sua vida é dirigida pelos seus pensamentos”, ou ainda, “Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem às saídas da vida” (Pv. 4:23).
Ex.: Colegas de trabalho que lhe fazem ofensa; aborrecimentos com os pais; etc. Não esqueça que fomos feitos para abençoar, Romanos diz: ”Abençoai aos que vos perseguem; abençoais e não amaldiçoeis” (12:14).
V – CONCLUSÃO: Como você pode mudar a situação do Pelicano? Mudando o seu carregamento. Encha o seu convés de flores ao invés de lixo; com presentes ao invés de cinzas e ninguém recusará o navio. Mude o carregamento e você mudará a sua vida.
Da mesma forma mude os seus pensamentos e você mudará a pessoa. SE os pensamentos de hoje são as ações de amanhã, o que acontecerá se enchermos nossas mentes com pensamentos sobre o amor de Deus? Permanecer debaixo da graça de Deus mudará a maneira como nos sentimos em relação aos outros? Paulo diz que sim! Mas não basta conservar as coisas más do lado de fora. Temos que permitir a entrada de coisas boas. Não fazer uma lista do que está errado é insuficiente, temos que cultivar uma lista de bênçãos. Em vez de guardar o que é amargo, guarde o que é doce. Você quer fazer uma lista? Então liste as misericórdias do Senhor; liste quantas vezes Deus lhe perdoou. Coloque-se diante do seu Salvador crucificado, pés com pés e face a face, e ore:”Jesus, se podes me perdoar por tê-lo ferido, então eu posso perdoá-los por terem me ferido”. Você não merecia ser ferido por eles. Mas também não merecia ser perdoado pelo Senhor.
Davi, aparentemente sabia o que dizia: ”Deus não nos tratou segundo os nossos pecados, nem nos retribuiu segundo as nossas iniqüidades” (Sl. 103.10). E ele quis dizer isso quando orou: ”Se tu, Senhor, observares as iniqüidades, Senhor, quem subsistirá? (Sl.130.3).  Ouça, o perdão não foi simplesmente borrifado sobre sua vida. Você não foi salpicado com a graça. Você não foi coberto com partículas de bondade. Foi imerso nela. Foi submerso em misericórdia. Você é um peixe no oceano da graça de Deus. Deixe que isso modifique sua vida! Será que o amor de Deus não faria por você o mesmo que fez pela mulher de Samaria!
·         Discriminada por ser samaritana, mulher, cinco vezes divorciada e agora dividindo a cama com um homem que não lhe dará uma aliança. Certamente não era a mulher mais respeitável de Samaria; uma mulher que ninguém encarregar-lhe-ia de nada na igreja.

Isso torna a ação de Jesus ainda mais surpreendente, ele a encarrega de evangelizar toda a cidade. Antes de terminar o dia, toda a cidade ouve falar de um homem que reivindica ser Deus. “(Ele) disse-me tudo quanto tenho feito” (Jo.4:39), ela lhes diz,porém deixa de dizer o óbvio: ...”e assim mesmo me amou.” Outro Pelicano foi desinfetado para sempre! Quantos outros não foram desinfetados...! ?

Nenhum comentário:

Postar um comentário