segunda-feira, 11 de julho de 2011

Atos 10 - Parte 1


O livro de Atos em seus 10 primeiros capítulos mostra como uma Igreja que nasce predominantemente judaica alcança gentios e, embora muitos judaizantes não aceitem a presença desse grupo no seio da Igreja, sem que pratiquem os ritos judaicos, estes passam a ser a maioria da Igreja já no final do primeiro século. O relato de Atos 10 e 11 mostram-nos que não foi simples a inserção dos gentios na Igreja de Cristo, embora, o próprio Senhor Jesus tenha predito que o Evangelho os alcançaria!
Cornélio era um centurião romano que pertencia ao grupo do exército romano denominado de Italiana, um destacamento que estava em Cesaréia para proteção dos interesses do Império e dos seus cidadãos que a Bíblia declara ser “piedoso, temente a Deus, que orava e dava esmolas aos necessitados (mui provavelmente os pobres judeus)”. Embora fosse caracterizado por esses adjetivos e predicados, Cornélio por sua condição social e racial estava impedido de praticar a religião judaica, estando assim, dentro do ambiente da época, afastado do culto a Deus. Este homem pertencia ao grupo dos tementes a Deus que eram gentios que devido a uma situação social, étnica ou qualquer outra não podiam ser circuncidados e assim poder pertencer pleno à religião judaica. Eles frequentavam a Sinagoga e praticavam outros atos da vida judaica, no entanto não podiam ser prosélitos! Por mais que quisessem, não podiam se aproximar do Templo e “nem de Deus”. Que trágico, não podia experimentar a vida religiosa judaica em todos os seus aspectos!
Quantos “cornélios” modernos existem por aí, têm uma vida piedosa, são honestos, sinceros, verdadeiros, temem a Deus, praticam os atos da vida cristã, dizimam e ofertam, mas devido uma situação étnica, civil, social, psicológica, etc. não podem pertencer a nenhuma das denominações evangélicas da atualidade. Seus estigmas lhes distanciam do “culto a Deus” e lhe impedem de prestar o serviço ao Senhor de suas vidas. São considerados inaptos e inferiores, por isso estão deslocados a uma posição inferior dentro de suas comunidades. Por mais que desejem, existem barreiras físicas, psicológicas e espirituais que lhes impedem de servir a Deus com o seu chamado e sua vocação que foi dada pelo próprio Deus.
A Igreja precisa ser direcionada pelo Espírito Santo para eliminar todas as barreiras que impeçam os “cornélios” modernos de se achegarem ao Deus que, mesmo que eles não frequentem ou participem de uma de nossas igrejas, isso não é impedimento para Deus se revelar a eles (At.10:3-6). O Deus da Bíblia não está limitado aos costumes e padrões denominacionais, Ele é maior do que tudo isso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário