sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

A RECOMPENSA DOS FIÉIS

Salmo 126:5-6
 Vemos nestes 2 versículos o quadro da vida dos cristãos aqui na terra. Lutas e dificuldades individualmente, quanto coletivamente na propagação do evangelho.
                          Como o agricultor que só colherá o seu produto para o seu sustento e o da sua família se plantar, assim também, o cristão só será recompensado por Deus se semear a sua semente que é a Palavra de Deus (Mc. 4:14).
                          No vs. 6 temos alguns pontos a salientar: “Aqueles que saem chorando, levando a semente/para semear (BLH)/ espalhar (Vulgata Anotada pelo Pe. Matos Soares – Edições Paulina), demonstra que muitos têm a semente, porém, não a semeiam. Complementando este vs. encontramos na edição Revista e Corrigida: ... “Voltará, sem dúvida, com alegria trazendo consigo os seus molhos.”
                          Salário é uma retribuição por um serviço, ou seja, é algo que o indivíduo recebe merecidamente por seus serviços.  Enquanto que recompensa é um prêmio, galardão, presente ou também um castigo ao desobediente. (Dicionário e Enciclopédia Globo).
                           A Bíblia relata em Rm. 6:23 que o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus Nosso Senhor.
- Na vulgata – Graça.
- Viva – Dádiva gratuita.
- BLH – Presente.
                          Das recompensas que encontramos na Bíblia, temos estas:
1.       COROA DA VIDA: Tg. 1:12 – Bem aventurado o homem que suporta a provação, porque depois de ter passado  na prova, receberá a Coroa da vida, que o Senhor prometeu aos que o amam. Ap. 2:10 - ... Sê fiel até a morte, e dar-te-ei  a  Coroa  da vida. Esta coroa são para os mártires e para todo aquele que tiver sua vida consagrada ao ponto de morrer na causa de Cristo. O mártir é aquele que está disposto a morrer por Cristo. Em At. 1:8, a palavra “Testemunha” é mártir.
a.       É para quem deixa Cristo controlar a sua vida.
b.      Só receberá esta coroa quem estiver crucificado com Cristo
b.1. Morto para o mundo.
b.2. Que não olha para trás.

2.       COROA DE GLÓRIA: I Pe. 5:2-4 – Esta coroa está reservada para os servos fiéis que não servem por amor ao lucro, nem para ter domínio, mas de boa vontade, por amor a Deus e as almas.
a.       A vida dos convertidos são a coroa de quem os ganha para Jesus : Paulo chama a igreja de Filipos de sua coroa (Fl. 4:1); Em I Ts. 2:19-20, ele diz que na vinda de Jesus, a nossa coroa são as vidas convertidas na Igreja.
b.      Em Pv. 11:30 é dito que “Quem ganha almas é sábio”; já em Dn. 12:3 se diz que os sábios resplandecerão como o fulgor do firmamento, e os que a muitos ensinam a justiça refulgirão como as estrelas sempre e eternamente.
c.       Aqueles que lutam com o diabo para resgatar as vidas das suas mãos e aumentar a multidão que aguarda a vinda do Senhor – Deus tem nos capacitado para esta luta (II Co. 10:4) – as quais destroem todas as fortalezas.

3.       COROA DE JUSTIÇA:
a.       É para aqueles que amam a vinda de Cristo.
b.      Para aqueles que estão envolvidos com a obra de Cristo, não vivem apenas olhando para o céu, mas realizam a obra de Cristo, enquanto Ele não vem.
c.       Não deixam o desânimo lhe vencer. Ex.: Dos quase 500 que estavam na ascensão de Jesus, apenas 120 estavam no cenáculo em Jerusalém.
                  Em II Tm. 4:8 Paulo diz que “Desde agora, a coroa de Justiça me está guardada, a qual o Senhor, justo juiz me dará naquele dia, e não somente a mim, mas também a todos que amam a sua vinda”. No vs. 7 ele declara: “Combati o bom combate, acabei a carreira e guardei a fé.”

4.       COROA INCORRUPTÍVEL: É para aqueles que vencem a carne, vivendo sobre a orientação do Espírito Santo. Em I Co. 9:24-27 diz “Não sabeis vós que os que correm no estádio,todos na verdade correm, mas um só leva o prêmio? Correi de tal maneira que alcanceis. Todo aquele que luta, em tudo se domina. Eles para alcançar uma coroa corruptível, nós porém, a incorruptível. Por tanto corro, não como indeciso; combato, não como batendo no ar. Antes, subjugo o meu corpo, e o reduzo a servidão, para que pregando aos outros, eu mesmo não venha ficar de alguma maneira reprovado.”
a.       Para alcançá-la, precisa-se de um alvo, não se pode bater no ar, mas ter a cruz de Cristo como objetivo.
b.      Precisa-se consagrar: vencer os desejos do corpo e deixar o Espírito Santo determinar os nossos atos, para que daí, sejamos santificados a Deus, ou melhor, por Deus.
b.1 – Santificação no A.T. entre os judeus era a separação de pessoas ou coisas para o uso religioso. Antes da batalha os soldados eram santificados através de uma cerimônia chamada de purificação. (Vocabulário da BLH).
b.2 – No N.T. é o ato de Deus na vida de homens e mulheres que não vivem segundo a carne, mas orientado pelo E.S.

 Todo o cristão deve realizar a sua semeadura, não importando com os espinhos no caminho, nem com quantas coroas teremos na glória, mas realizar a obra de Deus enquanto pode, pois bem sabemos que Deus tem nos dado toda a condição para realizá-la. Agora, eu lhe digo que, para conseguir as 4 coroas, você necessita de uma especial: A coroa de espinhos (símbolo de humildade diante do Senhor). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário